O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, divulgou, esta terça-feira, uma lista de 42 jogadores pré-convocados para os embates com o Botswana e Argélia, inseridos na primeira e segunda jornada do Grupo G de acesso ao Mundial 2026, competição a realizar-se nos Estados Unidos da América, México e Canadá. João Bonde, Infren Matola e Martinho Thauzene regressam à lista de convocados da selecção nacional de futebol.
Essencialmente, o seleccionador nacional manteve a base dos jogadores com os quais trabalhou na campanha de qualificação para o CAN 2023, na Costa do Marfim. Chiquinho Conde mantém o núcleo duro, constituído por jogadores que evoluem na Europa, destacando-se, nesta lista, a chamada dos jovens jogadores Gianluca Lorenzoni (Gian), Ezequiel e Keyns Abdala, este último que foi chamado ao estágio pré-competitivo no Algarve, Portugal.
Os internacionais moçambicanos Lau King, do Sagrada Esperança, e Luís Miquissone, do Simba da Tanzânia, constam, igualmente, na pré-convocatória de 43 jogadores dos Mambas para os embates com o Botswana e Argélia.
Os dois avançados não constaram da convocatória de Chiquinho Conde para os jogos com a Nigéria (ganho pelos nigerianos por 3-2) e Angola (empate a uma bola), inseridos na DATA-FIFA e no estágio pré-competitivo que os Mambas realizaram no Algarve, em Portugal.
Outrossim, Miquissone e Lau King não foram chamados para o embate com o Benim, a 9 de Setembro, no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), que ditou a qualificação do combinado nacional para o Campeonato Africano das Nações, treze anos depois. Os avançados até chegaram a constar da pré-convocatória de 42 jogadores anunciada por Chiquinho Conde a 22 de Outubro, mas foi “riscado” da lista dos 23.
Miquissone, esse, sequer chegou mesmo a ser pré-convocado por Chiquinho Conde. Realce, nesta convocatória, para a ausência de Zainadine Jr., jogador do Marítimo que fora também colocado de fora das opções finais para o embate com o Benim no “Zimpeto”.
Um dos capitães dos Mambas, Zainadine Jr., constou da pré-convocatória do combinado nacional para o embate com o Benim, mas foi depois “cortado” da lista final.
O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, justificou, na altura, que a ausência do central ao serviço do Marítimo é por opção técnica. Destaque ainda para a chamada, nesta convocatória, de João Bonde, Ezequiel, Gianluca Lorenzoni (Gian) e Estevão Novela.
Fonte:O País