A IMPORTADORA Moçambicana de Petróleos (IMOPETRO) está à procura de uma nova empresa para o fornecimento e transporte de aproximadamente 1.150 mil toneladas métricas de produtos petrolíferos refinados para o país.
Para o efeito, a IMOPETRO acaba de lançar um concurso internacional para a contratação do novo fornecedor de combustíveis, que chegará a Moçambique através dos portos de Maputo, Beira, Nacala e Pemba.
Dados da importadora a que o “Notícias” teve acesso apontam que as quantidades previstas no novo concurso de importação irão assegurar a disponibilidade do recurso no mercado nacional durante seis meses, contando a partir de Abril do presente ano, sendo 240 mil toneladas de gasolina, 50 mil de Jet e 860 mil de gasóleo.
De acordo com a fonte, o concurso será regido pelos procedimentos relativos aos concursos internacionais similares aos especificados nas directrizes do Banco Mundial: Procurement Under BRD Loans and IDA Credits.
“Ainda temos um contrato em andamento que continuará a assegurar a disponibilidade dos produtos petrolíferos no mercado moçambicano no período antes da entrada em vigor do contrato com a nova entidade”, disse.
Todo o combustível líquido à venda em Moçambique (gasóleo, gasolina e combustível para aviões) e o gás de petróleo liquefeito (GPL) é importado via marítima, em cargueiros especiais.
O processo está centralizado por lei numa única entidade, a IMOPETRO, detida pelas distribuidoras de produtos petrolíferos que operam no país.
As quantidades a serem importadas correspondem à demanda de produtos petrolíferos em Moçambique.
Refira-se que as propostas das empresas para o concurso que se realiza, por regra, de seis em seis meses, serão abertas no dia 21 do mês em curso.
Foto: Arquivo
Fonte: Jornal Noticias