O norte-americano Seth Quintero venceu a quinta etapa do Dakar2025, na categoria de automóveis, aproveitando assim a penalização atribuída a Nasser Al-Attiyah.
Nos 428 quilómetros cronometrados entre Alula e Hail, o catari terminou com quase 9m59s de vantagem para o piloto da Toyota, mas a falta de um pneu sobressalente acabou por lhe custar dez minutos de penalização. Assim sendo, a vantagem de Quintero acabou por ser inferior a um segundo, mas suficiente para carimbar o triunfo na jornada.
Quanto à classificação geral, Henk Lategan (Toyota) mantém-se na liderança com 10m17s de vantagem sobre Al Rajhi (Toyota) e mais de 20 para Mattias Ekström (Ford), atual terceiro classificado. João Ferreira (Mini) continua a ser o melhor português em prova, ainda que tenha caído para fora do «top-10», estando agora na 11.ª posição.
Já na categoria das motos, o vencedor da quinta etapa foi Luciano Benevides (KTM), que beneficiou também de uma penalização de dois minutos aplicada a Van Beveren, por excesso de velocidade. A vantagem de 47 segundos foi suficiente para carimbar o triunfo na jornada desta quinta-feira.
Na geral, Daniel Sanders (KTM) mantém-se à frente da restante concorrência, agora com 7m02s de vantagem para o espanhol Tosha Schareina (Honda), sendo que Rui Gonçalves (Sherco) é o melhor português nesta categoria, ocupando neste momento o 19.º lugar.
Esta sexta-feira há dia de descanso para os pilotos, sendo que no sábado vão percorrer uma distância de 829 quilómetros, 605 dos quais cronometrados, entre Hail e Al Duwadimi, ainda na Arábia Saudita.
Fonte: Mais Futebol