UM total de sete pessoas morreu por afogamento durante as festas de Natal e fim-de- ano nas praias nacionais.
Os afogamentos foram registados em Nampula, na praia Fernão Veloso; Cabo Delgado, no Inos; em Sofala – praias Nova e do Veleiro; Gaza, em Bilene; e Maputo- na Macaneta e Ponta de Ouro.
A informação foi prestada por Leonid Chimarizene, porta voz do Instituto Nacional de Mar (INAMAR), no balanço do plano de contingência da quadra festiva.
Deu a conhecer que no período em referência, foram monitorizadas 71 praias a nível nacional e realizadas 17 acções de busca e salvamento marítimo,uma das quais na área de jurisdição de Gaza, 15 na província de Maputo e uma na Ilha de Moçambique.
Explicou que na Administração Marítima de Maputo realizou o salvamento na praia de Ponta do Ouro, de 15 pessoas, das quais três banhistas de nacionalidade indiana, cinco sul-africanos e sete moçambicanos.
Os mesmos foram socorridos pela equipa de fiscalização marítima composta por INAMAR, Parque Nacional de Maputo e nadadores-salvadores.
No mesmo período, como forma de manter o controlo, as administrações marítimas nacionais adoptaram como medida obrigatória, a retirada dos banhistas da água às 18.00 horas para garantir que estejam em segurança.
Apesar do sucesso das acções realizadas, as autoridades de tutela afirmam ter enfrentado dificuldades relacionadas com a exiguidade de meios de transporte para alcançar alguns pontos de difícil acesso e limitações da logística.
Contudo a perspectiva é continuar a intensificar a fiscalização marítima, lacustre e fluvial, em coordenação com os outros intervenientes.
Fonte: Jornal Noticias