BdM devolve 808 milhões após queixas

0
6

As reclamações apresentadas por clientes do sistema bancário cresceram 38,5 por cento em 2023, para 1.120, segundo o Banco de Moçambique, que refere ter devolvido aos consumidores 808 milhões de meticais.
No relatório anual de 2023 do Banco de Moçambique, citado pela Lusa, a instituição refere que das reclamações recebidas e das inspecções realizadas “foram detectadas diversas irregularidades”, nomeadamente “na cobrança de comissões e encargos de produtos e serviços financeiros”.
Para além da emissão de “determinações específicas e recomendações para garantir o cumprimento de normas e deveres de conduta” pelas instituições de crédito e sociedades financeiras (ICSF), o banco central explica que “também foram recuperados e devolvidos aos consumidores financeiros cerca de 808 milhões de meticais”.
Desse total, 62,6 por cento, equivalente a 506 milhões de meticais, “resultaram de cobranças indevidas aos agentes económicos contratantes de POS” (sigla inglesa para ponto de venda), e 33 por cento, no valor de 264 milhões de meticais, “da cobrança indevida de comissões e encargos na contratação e administração do crédito bancário”

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!