A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, na qualidade de enviada especial do Presidente Filipe Nyusi, reuniu-se ontem com o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
Segundo a Televisão de Moçambique, o encontro realizado em Joanesburgo tinha como objectivo informar ao Chefe do Estado sul-africano sobre a actual situação de segurança no país, após as recentes eleições.
Este encontro realiza-se nas vésperas da Cimeira Extraordinária da Troika de Órgãos da SADC e da Cimeira Extraordinária da SADC a realizar-se próxima semana no Zimbabwe, onde os Chefes de Estado receberão um relatório sobre os recentes desenvolvimentos políticos na região, incluindo eleições em Moçambique.
As partes passarão em revista questões políticas e económicas da região com vista a um trabalho conjunto de modo a ultrapassar os assuntos que afectam a comunidade.
Há dias foram resgatados mais de 700 moçambicanos numa mina em Nort West e cerca de 4.500 ainda se encontram na exploração, incluindo sul-africanos e suthus, uma questão que preocupa os países.
Muitos temem ser presos pelas autoridades policiais. Entretanto, Moçambique solidariza-se com as vítimas de intoxicação alimentar na África do Sul. Foram vinte e duas crianças que morreram há dias por intoxicação alimentar, um problema que tem sido frequente, nos últimos dias, em muitos subúrbios daquele país vizinho.
Fonte: Jornal Noticias