Flick é ideal para Lewandowski

0
7

Com os números em mãos, pode-se afirmar que Flick é ideal para Lewandowski. Antes de aprofundar essas estatísticas, é importante lembrar que, Lewandowski foi treinado por Flick no Bayern de Munique dos 31 aos 33 anos. Ele era mais jovem naquela época, se comparado à sua idade atual, que é quase 36 anos. Essa diferença é bastante relevante e deve ser considerada.

O treinador assumiu o comando do time bávaro em 3 de novembro de 2019, substituindo Niko Kovac. Apenas 3 dias depois, estreou em um jogo da fase de grupos da Champions, contra o Olympiacos, com vitória por 2 a 0. Naquele dia, Lewandowski marcou o primeiro dos 83 gols que conseguiu em 71 partidas oficiais, com 18 passes e 58 jogos em que marcou ou deu assistência. Dias depois, fez 2 dos 4 gols que o Bayern marcou contra o Borussia Dortmund. Na rodada seguinte, deu uma assistência na vitória por 4 a 0, sobre o Fortuna Düsseldorf, antes de marcar 4 dos 6 gols do seu time, contra o Estrela Vermelha na Champions, partida na qual permaneceu em campo até o minuto 77.

Após esse início arrasador em termos de faro de gol, Lewandowski enfrentou duas partidas seguidas sem marcar (contra Bayer Leverkusen e Borussia Mönchengladbach). Foi sua segunda pior sequência com Flick nesse aspecto, após três jogos sem marcar entre 24 e 30 de setembro de 2020. Ele deu uma assistência contra o Sevilha na Supercopa da Europa, tendo o gol anulado pelo VAR. O atleta não marcou ou deu passes a gol contra o Hoffenheim na Bundesliga (entrou no minuto 57′) e o Borussia Dortmund na Supercopa Alemã (jogou 83 minutos). Nunca mais ficaria dois ou mais jogos seguidos sem marcar, um registro notável.

Além do poker em Belgrado, também fez 4 gols em outubro de 2020, na terceira rodada da Bundesliga. Aquela vitória por 4 a 3, sobre o Hertha Berlin, não teve outro autor a não ser ele. Também conseguiu 4 hat-tricks, com Flick no comando. O primeiro foi no mesmo mês contra o Eintracht Frankfurt (5 a 0), jogo em que foi substituído no minuto 68. Precisou esperar até 2021 para conseguir os outros 3, e apenas alguns meses para encadeá-los: marcou um contra o Dortmund (4 a 2) no dia 6 de março e outro, em 70 minutos jogados, contra o Stuttgart (4 a 0) no dia 20 do mesmo mês, antes de conseguir o último em um 6 a 0, contra o Gladbach, no dia 8 de maio, onde também deu uma assistência.

Também é relevante ver quantas vezes Lewandowski foi suplente e quantas vezes jogou a partida inteira, com Flick no comando. Dos 71 jogos oficiais em que participou, começou no banco apenas 2 vezes: contra o Hoffenheim na Bundesliga em setembro de 2020 e contra o Holstein Kiel na DFB Pokal em janeiro de 2021. Entrou no minuto 57 e no minuto 74, respectivamente. E das 69 vezes que foi titular, completou 56 partidas, sendo substituído apenas em 13 ocasiões.

E com Xavi?

Até agora, o polonês vestiu a camisa do Barcelona apenas com Xavi como treinador. Estreou em uma partida oficial no dia 13 de agosto contra o Rayo Vallecano na primeira rodada da La Liga 2022-23. Desde então, disputou 95 partidas como azul-grená, com 58 gols e 16 assistências. Obteve 60 vitórias, 14 empates e 21 derrotas, comparado ao 59-7-6 que conquistou com seu atual técnico.

Seus números totais são significativamente inferiores (não assim os de assistências), assim como os referentes à regularidade. Ao todo, de suas 95 aparições oficiais, ficou sem marcar nem dar assistências em 44 jogos. Se com Flick ele teve apenas duas sequências de mais de um jogo sem marcar (2 partidas em uma e 3 na outra), com Xavi isso aconteceu 14 vezes. Em 4 ocasiões, ele encadeou 2 jogos sem marcar, enquanto foram 5 as vezes que ficou 3 partidas sem marcar. Suas piores sequências foram 4 períodos de 4 jogos sem marcar e, sobretudo, a vez que ficou 6 partidas sem marcar.

Nos dados de participação, a idade tem ainda mais relevância. Lewandowski foi suplente em 6 jogos e substituído em 21 dos 89 em que começou como titular. Quanto à quantidade de gols em um mesmo jogo, seus maiores feitos foram dois hat-tricks, contra o Viktoria Plzen na Champions League, em setembro de 2022, e contra o Valencia, na LaLiga, no último 29 de abril.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!