Petróleo reduz perdas com oferta restrita, mas incertezas sobre a demanda limitam ganhos

0
9

Os preços do petróleo subiram levemente nesta quarta-feira, 13 de Novembro, devido a sinais de aperto na oferta a curto prazo, mas continuam próximos dos níveis mais baixos das últimas duas semanas. Essa recuperação moderada segue-se à decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que revisou para baixo a sua previsão de crescimento da procura global de petróleo para 2024 e 2025, citando fraquezas na economia chinesa, um dos maiores consumidores globais.

O contrato futuro do Brent subiu 0,24%, para 72,06 dólares o barril, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) dos EUA registou um aumento de 0,21%, alcançando 68,26 dólares. Segundo analistas do ANZ, “o aperto no mercado físico conseguiu compensar o sentimento pessimista sobre a demanda, com compradores ativos a disputar as cargas disponíveis”.

Apesar dessa recuperação, persistem preocupações sobre a procura, especialmente com a falta de estímulos fiscais directos na China e a possível expansão da produção nos Estados Unidos. “Podemos esperar que os preços se consolidem em torno dos níveis actuais por algum tempo”, observou Yeap Jun Rong, estrategista da IG, acrescentando que a ausência de suporte fiscal mais directo por parte da China continua a lançar incertezas sobre a procura.

A OPEP estimou que o crescimento da demanda global em 2024 será de 1,82 milhões de barris por dia, uma redução em relação aos 1,93 milhões de barris projectados anteriormente. A expectativa para 2025 também foi revista para baixo, para um crescimento de 1,54 milhões de barris diários, refletindo a desaceleração na economia chinesa.

Ainda que a recente vitória de Donald Trump e sua postura pró-exploração possam trazer mudanças ao sector, analistas do Barclays afirmam que “uma estratégia agressiva de perfuração pode não ser eficaz a curto prazo, dada a disponibilidade de licenças já aprovadas durante o governo anterior”.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!