APESAR DAS INCERTEZAS: Perspectiva de crescimento mantém-se positiva no país

0
12

O BANCO de Moçambique (BdM) garante que, apesar dos riscos e incertezas de natureza doméstica e externa, a perspectiva de crescimento da economia de curto e médio prazos mantém-se positiva.

A afirmação foi feita, semana finda, em Maputo, pelo governador do BdM, Rogério Zandamela, durante o 49.° Conselho Consultivo da instituição, evento que se realizou numa altura em que se preparam as comemorações dos 50 anos da instituição e 45 anos da moeda nacional, o Metical.

Segundo Rogério Zandamela, prevê-se que a actividade económica continue a crescer de forma moderada, estimulada, essencialmente, pela normalização da taxa MIMO e implementação de projectos em sectores-chave como energia, transporte e indústria extractiva.

De acordo com o governador, no curto e médio prazos, a perspectiva continua a apontar para a manutenção de uma inflação estável, em torno de um dígito.

O Banco Central espera, igualmente, que as reservas internacionais líquidas do país mantenham-se em níveis confortáveis para a cobertura das importações de produtos essenciais.

Entretanto, como tem sido tradição, no terceiro e último dia do Conselho Consultivo, o banco trouxe para reflexão um tema candente de interesse público, sendo que para este ano foi “Os Desafios para a Melhoria do Sistema de Transporte Público de Passageiros na Área Metropolitana de Maputo”.

Rogério Zandamela explicou que o interesse da instituição no tema, sem ligação directa com as funções do Banco de Moçambique, decorre do facto de o sector de transporte na área Metropolitana de Grande Maputo apresentar-se com graves problemas, caracterizados por elevado tempo de espera e de viagem, imprevisibilidade dos horários praticados pelos operadores, precariedade dos meios e insegurança rodoviária.

Apesar de já ter merecido vários estudos, em especial pelos parceiros de cooperação, que chegaram a propor soluções técnicas e de financiamento, a situação continua problemática.

O evento contou com a presença, para além de gestores seniores do Banco de Moçambique, também de diversas individualidades da arena económica e política do país.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!