Ministro da Defesa de Moçambique reconhece instabilidade e apela ao diálogo e à unidade

0
7

O Ministro da Defesa Nacional de Moçambique, Cristóvão Chume, reconheceu o ambiente de “instabilidade e insegurança públicas” que atravessa o País devido à “tensão pós-eleitoral”. Numa conferência de imprensa realizada no Clube Militar, o Ministro destacou a necessidade de um diálogo inclusivo para promover a paz e a reconciliação nacional, sublinhando que as manifestações violentas estão a agravar divisões e a prejudicar a vida dos cidadãos.

Chume reforçou o compromisso das Forças de Defesa e Segurança em garantir a paz e a resolução pacífica de conflitos, mantendo-se neutras nos processos políticos. As manifestações pacíficas, conforme afirmou, são um direito constitucional, mas alertou que protestos violentos estão a alimentar o ódio e a destruir infra-estruturas essenciais, prejudicando a sociedade moçambicana.

O Ministro apelou aos partidos políticos para usarem a sua influência de forma construtiva, ajudando a acalmar os ânimos e a reduzir o clima de animosidade crescente. Ele ressaltou a importância do diálogo inclusivo entre os partidos, órgãos de gestão eleitoral e demais actores sociais e económicos, defendendo que apenas pela união será possível ultrapassar as dificuldades actuais e preservar a estabilidade e a soberania do país.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!