O Projecto de Restauração da Gorongosa (PRG) entregou as primeiras três escolas resilientes de um total de 26, nos distritos de Gorongosa, Nhamatanda e Maringué, na província de Sofala.
A vistoria técnica de entrega foi realizada recentemente e contou com a participação da Direcção Provincial da Educação e técnicos distritais (SDJET e SDPI), para além dos parceiros de implementação.
As escolas beneficiadas são a EPC Nhaminimini (Nhamatanda), EPC Nhago (Maringué) e EPC Muaca (Gorongosa). A entrega das escolas beneficia cerca de 1.500 alunos e professores, proporcionando melhores condições de ensino e aprendizagem.
Cada um dos estabelecimentos de ensino conta com seis salas de aula, bloco administrativo, latrinas separadas para meninas e meninos, além de duas casas para professores e furos de água.
As escolas resilientes funcionam também como refúgios seguros para abrigar as comunidades no caso de ocorrências de eventos extremos (ciclone) na região.
O projecto é liderado pelo PRG, com financiamento da USAID e assistência técnica da UN-HABITAT, enquanto as ONG Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e AVSI actuam como parceiros implementadores.
Fotos: Piaget Chicava.
Fonte: Jornal Noticias