A Premier League fecha as cortinas com a disputa da 38ª rodada. No entanto, as diferentes diretorias esportivas já começaram a se movimentar para reforçar seus elencos, no próximo mercado de verão.
Um dos primeiros a se mover foi o Brighton, que confirmou a saída de Roberto de Zerbi, ao final da temporada. O técnico italiano tinha contrato até junho de 2026, mas em comum acordo com a diretoria do clube, decidiram encerrar sua relação contratual.
O Brighton teve uma trajetória de altos e baixos ao longo das rodadas. Os ‘gaivotas’ mantiveram uma campanha irregular durante todo o curso, conseguindo 12 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. Além disso, não conseguiram garantir sua presença na Europa para a próxima temporada, algo que teria sido fundamental para que ambas as partes decidissem uma mudança de rumo. De fato, ele foi quem dirigiu o clube em sua primeira aventura europeia na história.
Tudo indica que, se nada der errado, De Zerbi assumirá o comando de um grande time do velho continente na próxima temporada.
Este é o comunicado completo:
“Brighton & Hove Albion confirma que o treinador Roberto De Zerbi deixará o clube, após o último jogo da temporada da Premier League, amanhã contra o Manchester United, no American Express Stadium.
De Zerbi, que se juntou ao Brighton em setembro de 2022, após a saída de Graham Potter para o Chelsea, supervisionou o melhor resultado do clube na primeira divisão, em 2022-23 e levou a equipe às oitavas de final da UEFA Europa League, no início desta temporada.
O presidente, Tony Bloom, disse: ‘Roberto nos proporcionou duas excelentes temporadas de serviço, nas quais levou o clube a novas alturas, incluindo nossa primeira campanha europeia que perdurará na memória dos fãs do Albion.
‘Concordamos mutuamente em terminar o contrato de Roberto, em um momento que convém a ambas as partes. Isso permitirá nos permitirá ter a oportunidade de, mais cedo, planejar a próxima temporada, além de dar a Roberto bastante tempo para considerar seu próximo passo e seu futuro.
‘Estou certo de que nossos fãs darão a Roberto e sua equipe uma despedida maravilhosa e merecida no Amex antes, durante e depois do jogo de amanhã.
‘Enquanto isso, gostaria de agradecer ao técnico e sua equipe por todo o trabalho árduo, nas últimas duas temporadas. Todos eles deixam nosso clube em bons termos e com nossos melhores desejos para o futuro’.
Roberto de Zerbi disse: ‘Estou muito triste por deixar o Brighton, mas estou muito orgulhoso do que meus jogadores e minha equipe conseguiram, com o apoio de todos no clube e de nossos incríveis fãs, nas últimas duas temporadas históricas.
‘Concordamos em encerrar minha passagem pelo Brighton, para que o clube e eu possamos continuar trabalhando da maneira que mais nos convém, seguindo nossas próprias ideias e visões, assim como nosso trabalho e valores humanos.
‘Realmente desfrutei de dois anos intensos e desafiadores trabalhando na Premier League, além de competir em quatro torneios importantes nesta temporada. Sair agora me dá tempo para tirar um descanso antes de decidir meus planos futuros’.
Andrea Maldera, Ricard Segarra, Marcattilio Marcattilii, Vincenzo Teresa, Agostino Tibaudi, Marcello Quinto e Enrico Venturelli também deixarão o clube após o último jogo da Premier League, amanhã. Andrew Crofts e Jack Stern, permanecerão no Brighton & Hove Albion”.
Fonte: Besoccer