Bitcoin desliza em início da semana chave para os mercados que aguardam o corte da taxa do Fed

0
48

O Bitcoin recuou antes de uma redução amplamente esperada da taxa de juros pelo Federal Reserve, uma mudança de política iminente no final desta semana que tem os mercados globais no limite.

O maior activo digital caiu até 2.8% na segunda-feira, 16/09, antes de reduzir parte da oscilação para ser negociado a US$ 58,655 a partir das 8h em Nova York. Os tokens, incluindo o segundo classificado Ether e o favorito da multidão de memes Dogecoin, também sofreram perdas.

O primeiro corte nas taxas de juro dos EUA em mais de quatro anos anuncia condições financeiras mais flexíveis, o que, normalmente, constitui um cenário positivo para activos mais arriscados, como as criptomoedas. Mas os investidores estão incertos sobre a magnitude da mudança prevista para quarta-feira, 18/09, bem como sobre como os mercados reagirão às projecções actualizadas dos funcionários do Fed – o chamado gráfico de pontos – e ao briefing do presidente Jerome Powell.

“O corte é menos importante do que a sinalização durante a conferência de imprensa e o lançamento do gráfico de pontos actualizado ”, disse Sean McNulty, director de negociação do provedor de liquidez Arbelos Markets. “Se a orientação e a conferência de imprensa forem significativamente dovish, esperamos que o Bitcoin tenha um desempenho superior ao de cima.”

A última queda do Bitcoin segue-se a um salto de 10% nos sete dias até domingo, a maior subida semanal desde Julho – esse empurrão para cima reflectiu potencialmente o reavivar das apostas num corte de 50 pontos base nas taxas da Fed. Prevê-se que os funcionários reduzam os custos de empréstimos em pelo menos 25 pontos base na próxima reunião de política.

No mercado de opções de Bitcoin, os investidores estão a “fixar o preço de um evento com um peso significativamente maior do que o que vimos nos últimos tempos” para a reunião da Fed, disse Caroline Mauron, co-fundadora da Orbit Markets, um fornecedor de liquidez para a negociação de derivados de activos digitais.

As perspectivas da política monetária tornaram-se indiscutivelmente o motor dominante de curto prazo da criptomoeda, ofuscando – pelo menos por enquanto – as reviravoltas em torno da disputa presidencial dos EUA.

Trump abraçou a indústria dos activos digitais em busca de donativos e votos numa disputa apertada com a rival democrata, a Vice-Presidente Kamala Harris. A sua resposta desafiadora a uma tentativa de assassinato em Julho provocou um aumento do Bitcoin na altura, com a especulação de que as suas hipóteses de ganhar a reeleição tinham melhorado.

A Bitcoin atingiu um recorde de US$ 73.798 em Março, impulsionada pela procura de fundos dedicados negociados em bolsa nos EUA. Desde então, os fluxos de entrada nos produtos têm-se moderado.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!