Nankumi, Cabo Delgado – Ngamo Armando, de 24 anos de idade, é uma jovem mãe de três filhos que vive na comunidade de Nankumi, no Distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado.
Em dezembro de 2023, Ngamo percebeu que o seu filho mais novo Aive Afonso, de 9 meses de idade, estava com febre e tosse, e aproveitou a visita de uma brigada móvel de saúde e nutrição na comunidade e levou Aive para uma consulta médica. Aive estava com baixo peso e com desnutrição aguda grave. O tratamento começou imediatamente, e no mês seguinte Ngamo trouxe Aive para o acompanhamento da consulta e também para receber vacinas.
Aive está a responder positivamente ao tratamento, que inclui a ingestão do “chocolate”, como é chamado na comunidade (um preparado de amendoim).
Ngamo elogia a rapidez e acessibilidade deste serviço integrado de saúde nas comunidades, destacando que não precisa de dinheiro para aceder ao serviço, e nem de fazer longas caminhadas. “Estou satisfeita com o atendimento eficiente e rápido que recebi. Também tive palestras oferecidas durante as consultas que são uma fonte valiosa de conhecimento para eu aplicar práticas saudáveis em casa,” disse Ngamo.
Desde 2023, com o generoso apoio da European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations (ECHO) e do German Development Bank (KFW), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em colaboração com o Governo de Moçambique e HELPO, tem expandido as brigadas móveis de saúde em Cabo Delgado. Essas equipas móveis visam salvar vidas e prevenir doenças principalmente com foco nas doenças da primeira infância, garantindo que serviços essenciais alcancem comunidades remotas e vulneráveis. A iniciativa é um testemunho do compromisso conjunto em promover a saúde e o bem-estar das crianças e suas famílias em todo o país.
Fonte: UNICEF