Eleições nos EUA pesam nas perspectivas económicas globais

0
66

As incertezas em torno das eleições presidenciais nos Estados Unidos estão a gerar grande impacto nas projecções de crescimento económico global para 2024. Segundo o mais recente relatório da “Economist Intelligence Unit” (EIU), a possibilidade do retorno de Donald Trump à presidência poderá levar a mudanças bruscas na política comercial e tarifária dos EUA, com implicações negativas para países como China, Alemanha e México, que mantêm superávits comerciais com os norte-americanos. A adopção de uma abordagem proteccionista, com o ressurgimento de tarifas, poderá dificultar ainda mais o comércio internacional.

Para 2024, a EIU projecta um crescimento do PIB dos EUA de 2,4%, mas alerta para uma desaceleração para 1,4% em 2025, à medida que o impacto da política monetária restritiva do Federal Reserve (Fed) começa a se fazer sentir. Espera-se que o Fed reduza as taxas de juro em 75 pontos base até o final de 2024, o que deverá atenuar parcialmente a desaceleração económica. No entanto, o panorama global continua volátil, com tensões geopolíticas e uma possível escalada nos preços de commodities, especialmente o petróleo, devido aos conflitos em regiões estratégicas como o Médio Oriente.

As projecções da EIU indicam que, apesar dos riscos, o mundo deve evitar uma recessão em 2024, com o crescimento global a atingir 2,5%. O relatório também destaca que, enquanto a Europa apresenta uma recuperação lenta, os mercados emergentes devem se beneficiar da demanda por commodities, embora enfrentem o desafio de lidar com o fortalecimento do dólar americano e o aumento do custo de financiamento.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!