ENTRE MOÇAMBIQUE E CHINA: Nyusi e Jinping destacam uma cooperação profícua

0
79

ANDRÉ MATOLA, em Beijing

OS Presidentes de Moçambique, Filipe Nyusi, e Xi Jinping, da República Popular da China, consideram o estágio de cooperação entre os dois países profícuo e de continuidade. 

Nyusi e Jinping fizeram esta avaliação durante o encontro bilateral que mantiveram ontem no Grande Palácio da Casa do Povo, em Beijing.

Na ocasião, Nyusi disse que Moçambique reitera o compromisso de manter as boas relações com a China no âmbito multilateral e em assuntos de interesse comum e saudou os esforços do Presidente Xi Jinping na busca de sistemas internacionais mais justos e equilibrados, apontando como exemplos iniciativas de desenvolvimento, segurança e civilização globais, cinturão e rota e inteligência artificial.

Acrescentou que Moçambique solidariza-se e apoia a China contra as acusações infundadas, como alegadas violações de direitos humanos; a sua política em relação à África e contra sistemáticas tentativas de isolamento económico do país.

Usou o momento para saudar o homólogo chinês pela visão e pelo pensamento programático visando o desenvolvimento qualitativo para a modernização e rejuvenescimento da China.

“Saudamos a China pela erradicação da pobreza, realização com sucesso da terceira sessão plenária do vigésimo comité central do Partido Comunista Chinês,que tomou a histórica decisão de aprofundar a reforma e abertura. Reafirmamos o nosso apoio firme e consistente ao princípio de uma só China no estreito de Taiwan e de um país dois sistemas que está a ser aplicado com sucesso”.

Por sua vez, Xi Jinping disse que desde a chegada de Nyusi à chefia do Estado moçambicano o país obteve êxitos importantes no seu desenvolvimento.

Anotou que apesar de no próximo mês ter eleições, em Outubro, Nyusi deslocou-se à China, o que demonstra que dá muito significado às relações China-Moçambique e China-África. 

“China e Moçambique são verdadeiros amigos e irmãos que avançam juntos em tempos bons e maus. Nos últimos anos mantivemos vários encontros e chegámos a consensos importantes”, finalizou.

A China figura na lista dos dez maiores investidores em Moçambique, com propostas de projecto de 1,4 mil milhões de dólares norte-americanos de 2019 ao primeiro semestre deste 2024.

Entretanto, Filipe Nyusi é orador hoje no painel sobre “Paz e Segurança” durante a 9ª Cimeira de Cooperação China-África.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!