O Paris Saint-Germain é campeão da França. Ao final da temporada passada, Luis Enrique recebeu uma missão interessante no Parque dos Príncipes: uma mudança de modelo. O Catar ordenou que mantivesse o seu investimento financeiro, de enorme contundência, mas redirecionou a sua direção para talentos mais jovens como Lucas Beraldo, Warren Zaïre-Emery, Vitinha ou Bradley Becker. E era crucial reconquistar o campeonato nacional para consolidar o projeto.
A campanha nacional da equipe da capital não foi especialmente complicada. Houve uma torção nas primeiras semanas, quando deu a impressão de que o técnico precisava de um pouco mais de tempo para que o seu elenco assimilasse os seus conceitos. Os meses provaram que ele estava certo e, assim que a sua equipe pegou velocidade, as hostilidades entre Lille, Stade Brestois e Monaco permitiram uma margem usada, agora, para celebrar o título faltando três rodadas.
Uma das marcas registradas deste período foi a redução do tempo de jogo de Kylian Mbappé. Seu técnico nunca quis assumir, publicamente, que a sua decisão de deixar a equipe era definitiva, pois ele está ciente de que, a longo prazo, seria útil tê-lo. Mesmo assim, ele preparou-se para sua partida usando-o apenas nos desafios mais importantes, os da Liga dos Campeões e alguns jogos do campeonato que se complicavam.
Isso lhe custou algumas expressões de descontentamento por parte da sua estrela, mas, acostumado a ser espinhoso em entrevistas coletivas, ele sempre contornou com maestria as perguntas da imprensa francesa. Na verdade, esta é outra faceta do seu aprendizado em solo francês, com a qual os repórteres tiveram que lidar. Seus desentendimentos por algumas questões que ele considerava inadequadas deram um toque picante às suas aparições.
Goste ou não, este caráter tão marcado de ‘Lucho’ tornou o PSG um candidato a quatro títulos nesta reta final de temporada. Com a Ligue 1 no bolso, o horizonte inclui as semifinais europeias contra o Borussia Dortmund e a final da Copa contra o Olympique de Lyon, equipe que eles já dominaram nacionalmente, então espera-se outra vitória. No início da temporada, lembre-se, veio a primeira conquista com a Supercopa.
Individualmente, o treinador volta ao mundo dos títulos após um período de pausa com a Seleção Espanhola, onde se destacou pela gestão da Copa do Mundo do Catar, suas transmissões diretas no Twitch e uma eliminação abrupta contra Marrocos que lhe custou o cargo.
Fonte: Besoccer