O Barça prevê iniciar as obras de remodelação da antiga Masia de Can Planes, que por quase 32 anos foi a residência dos jogadores da base azul-grená, a partir do terceiro trimestre de 2025, conforme informou neste sábado a entidade, em comunicado.
O clube também informou que concedeu as obras de remodelação do local – que se tornará a nova sede social do clube, ao escritório ABR Arquitectos Barcelona Rio.
Nesse sentido, o azul-grená planeja apresentar em breve um plano especial para que o prédio mantenha sua aparência original e atenda aos requisitos da Modificação do Plano Geral Metropolitano.
Assim que o projeto for aprovado, o clube presidido por Joan Laporta, deverá solicitar a licença de obras à Prefeitura de Barcelona.
Portanto, o Barça prevê o início das obras a partir do terceiro trimestre de 2025.
A Masia de Can Planes foi construída em 1702 e estava localizada dentro dos terrenos adquiridos pelo clube em 1950, para a construção do Camp Nou.
Inicialmente, foi destinada como sala de trabalho para arquitetos e construtores, mas com a inauguração do estádio em 1957, fechou suas portas.
Posteriormente, abrigou os escritórios da entidade de 1966 a 1978, quando a sede social foi transferida para perto da pista de gelo.
Sob a presidência de José Luis Núñez, tornou-se a residência dos jovens jogadores que moravam longe de Barcelona, que até outubro de 1979, data de sua inauguração, viviam em pensões e casas particulares.
Com a construção de uma nova residência para os jovens atletas, na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Sant Joan Despí (Barcelona), a Masia de Can Planes encerrou suas atividades em 30 de junho de 2011.
Fonte: Besoccer