O drama de Morata: “É a dor mais incapacitante e difícil de tratar”

0
197

Nesta quarta-feira, Morata voltou a treinar e espera estar disponível para o jogo contra o Athletic. Tudo dependerá de seu estado físico, após alguns dias fora.

Uma neuralgia do trigêmeo obrigou o ‘matador’ a parar. O médico Ignacio Velázquez explicou exatamente o que é essa doença e lançou luz sobre o calvário que Morata deve enfrentar.

“É uma das condições de neuropatia mais comuns na região facial. É conhecida desde o século XVII como o ‘tic do sol’ e, de fato, é uma dor incapacitante. É uma dor frontal, cerebral, um mal que incapacita o paciente e deteriora sua qualidade de vida. Dói no rosto, na maçã do rosto ou no ouvido, que é objetivamente o trigêmeo”, comentou na ‘COPE’.

Essa condição pode afetar os olhos, o ramo maxilar ou o ramo mandibular, sendo este último o mais comum. “É uma dor que surge repentinamente. Aqueles de nós que tratam há muitos anos, sabemos que é a mais difícil de tratar e controlar”, continuou.

Quanto às causas dessa doença, ele apontou vários possíveis origens: “Pode ser o que chamamos de dor essencial, primária, ou seja, a causa pela qual aparece é desconhecida. Às vezes, simplesmente comer, fazer a barba ou lavar o rosto com água fria pode desencadear esse quadro. Há outro tipo que é a dor secundária, que é consequência de um vaso aberrante que comprime um ramo do trigêmeo. Em terceiro lugar, há as infecções, como esclerose múltipla ou herpes zoster que causam a dor”.

Morata está nas melhores mãos, em termos de tratamento. O Atlético espera que ele já esteja 100% para o próximo jogo, embora nestes casos, o aspecto esportivo fique em segundo plano, pois o mais importante é a saúde do jogador.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!