Dragões desfizeram duas igualdades, no final do tempo regulamentar (3-3) e do prolongamento, frente ao Riba d’Ave, e seguem para as meias finais do play-off (5-4) com segunda vitória.
O FC Porto liderou sempre o marcador, mas deixou-se empatar duas vezes, no tempo regulamentar e no prolongamento, e teve de se recorrer da pontaria de Hélder Nunes da marca de penalti para vencer o abnegado anfitrião Riba d’Ave, apurando-se para as meias-finais do play-off do campeonato nacional da 1.ª Divisão.
No final de 50 minutos de partida completa, as equipas estavam igualadas a três golos (3-3) e depois de concluído o prolongamento de dez minutos nenhuma se adiantara ainda (4-4), forçando ao derradeiro sistema de desempate. Nos penaltis, ao FC Porto bastou um único tiro certeiro, por Hélder Nunes, que já tinha feito gosto ao stique aos quatro minutos de jogo, então a ampliar a vantagem dos azuis e brancos para dois golos sem resposta.
Parecia bem encaminhada a missão para os dragões nesta altura, após abertura de ativo madrugadora (4’) por Carlo di Benedetto, mas um pato atravessou no caminho. Gustavo Pato foi autor de hat-trick manteve o Riba d’Ave dentro do jogo e da eliminatória até ao culminar do tempo regulamentar, mesmo após Gonçalo Alves ter reposto o avanço portista em 3-1 (36’).
No prolongamento Ezequiel Mena adiantou os visitantes, mas um minuto volvido Rui Silva levou a contenda a penaltis. Com o desfecho já descrito…
Fonte: A Bola