ALTO-MOLÓCUÈ: Evasão de reclusos salda-se em morto

0
70

UM recluso morreu e um guarda penitenciário ficou ferido na sequência da evasão sábado de 44 indivíduos que cumpriam penas nas celas do Estabelecimento Penitenciário Distrital de Alto-Molócuè, na província da Zambézia.

De acordo com uma nota do Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP) enviada ontem ao “Notícias”, a fuga ocorreu quando os guardas penitenciários devidamente armados abriram as celas para fornecer água aos internos, tendo estes agredido os agentes.

Nos esforços para desarmá-los resultou no alvejamento mortal de um dos internos, para além do ferimento grave do agente penitenciário. Para além da morte do recluso, um preventivo foi neutralizado na hora.

Das diligências feitas foram recapturados mais três condenados, numa acção coordenada entre a guarda penitenciária, Forças de Defesa e Segurança (FDS) e autoridades comunitárias, enquanto os demais 39 continuam a monte.

Trata-se de indivíduos privados da liberdade por crimes de roubo, homicídio, tráfico de drogas e outros delitos graves. Vinte fugitivos haviam sido condenados a pena de prisão e 19 aguardavam os respectivos julgamentos.

Como medida, o SERNAP diz estar em colaboração com os demais ramos da Polícia, a realizar operações de busca intensiva para capturar os evadidos, bem como reforçar a segurança no estabelecimento penitenciário distrital, para além de ter sido instaurado um inquérito interno para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Entretanto, exorta à população e todas as autoridades a colaborarem, fornecendo informações que possam ajudar na recaptura dos reclusos ora evadidos, contactando qualquer esquadra da PRM ou penitenciária mais próxima.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!