No dia 20 de junho, começa a Copa América 2024, que será realizada nos Estados Unidos. A edição deste ano conta com 16 países, com a inclusão das seleções da América Central e do Norte. Em 2021, último ano em que a competição foi disputada, apenas as dez federações regulamentadas com a Conmebol na América do Sul estiveram presentes.
Justamente pelo aumento de seleções, esta edição da Copa América será recheada de craques. A Gazeta Esportiva separou os principais jogadores do torneio deste ano, confira abaixo:
Começando pelos atuais campeões do torneio, Lionel Messi dispensa comentários. O argentino oito vezes melhor do mundo é o capitão dos Hermanos e a principal referência da equipe de Lionel Scaloni. Com Messi, a Argentina conquistou a Copa do Mundo no Catar em 2022 e são os favoritos para conquistar novamente a Copa América deste ano.
Foto: Patrick McDermott / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Se o maior rival do Brasil conta com a experiência de Messi, a Seleção Brasileira aposta na juventude e na grande fase de Vinícius Júnior para vencer esta Copa América. O atacante de 23 anos é o principal candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo deste ano após uma temporada brilhante com o Real Madrid, que terminou com o título da Liga dos Campeões com direito a gol do brasileiro na grande final.
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Conhecido dos amantes do futebol, Alexis Sánchez irá disputar sua sexta Copa América com a seleção chilena. O atacante de 35 anos esteve presente nas edições de 2011, 2015, 2016, 2019 e 2021. Alexis é o maior artilheiro da história do Chile e o jogador com mais jogos pelo país. Alexis foi campeão das edições de 2015 e 2016, os primeiros títulos da história de sua seleção.
Foto: Reprodução / Chile
Apesar de o grande líder da Colômbia ainda ser James Rodríguez, com certeza o maior destaque colombiano dos últimos anos é Luis Díaz. O atacante do Liverpool tem 47 partidas pela seleção colombiana e marcou 11 gols. Entre as principais atuações do jogador de 27 anos pelo seu país, se destaca o confronto contra o Brasil em novembro de 2023, onde Díaz marcou os dois gols da vitória da Colômbia.
Foto: Tim Nwachukwu / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O atacante do Internacional é a principal referência do Equador para a Copa América. Ídolo e capitão da seleção equatoriana, Enner Valencia tem 40 gols marcados pela sua seleção. Com grande experiência em clubes ao redor do mundo, o jogador de 34 anos busca alçar o Equador a voos maiores nesta edição da competição.
Foto: OZAN KOSE / AFP
O “Capitão América” Christian Pulisic é o craque dos donos da casa. O atacante do Milan irá disputar a sua segunda Copa América e é o principal jogador da chamada “geração de ouro” dos americanos. Com os Estados Unidos, o jogador de 25 anos já disputou mais de 65 jogos pela seleção e ganhou a Nations League da Concacaf em três oportunidades. Além disso, disputou sua primeira Copa do Mundo em 2022, no Catar.
Foto: Tim Nwachukwu / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
O craque da seleção mexicana é Edson Álvarez. O zagueiro de 26 anos é titular absoluto do West Ham da Inglaterra e é o capitão do México nesta nova geração. Apesar disso, os mexicanos vivem uma grande crise no futebol e irão pressionados para a competição. A seleção mexicana quer fazer uma boa Copa América para chegar em alta na Copa do Mundo de 2026, que será disputada no país, em conjunto com Estados Unidos e Canadá.
Foto: Omar Vega / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Companheiro de Vinícius Júnior no Real Madrid, Valverde dita o ritmo do meio-campo da celeste. Com a aposentadoria de Cavani da seleção e a ausência de Luis Suárez nas últimas convocações, o jogador de 25 anos é a principal referência técnica da equipe de Marcelo Bielsa. Com Valverde, o Uruguai alcançou a vice-liderança das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2026, com 13 pontos em seis partidas.
Foto: YUICHI YAMAZAKI / AFP
Fonte: OneFootball