Famalicão: última jornada pode abrir ‘janela de oportunidades’

0
66

Ivan Zlobin, Tom Lacoux, Gustavo Assunção, Filipe Soares e Henrique Araújo são alguns dos jogadores que têm sido menos utilizados que podem ser lançados de início com o Casa Pia; Armando Evangelista deverá premiar o empenho diário de alguns elementos que têm estado na ‘sombra’ durante a época; triunfo sobre os gansos significa… terminar em beleza

Aconteça o que acontecer na próxima sexta-feira, na partida diante do Casa Pia, que está marcada para as 18.45 horas e que tem honras de abertura da 34.ª e última jornada da Liga, o Famalicão tem, desde já, uma certeza: irá terminar o campeonato no 8.º lugar.

Os minhotos somam, por esta altura, 42 pontos, estando a 4 de distância do Arouca (que está no 7.º posto) e tendo cinco a mais do que o Farense (que se encontra em 9.º). Ora, não só por esta razão, mas também como forma de premiar a entrega diária dos jogadores do plantel, Armando Evangelista pondera lançar na derradeira ronda alguns atletas que somam menos minutos de utilização.

E à cabeça surge, desde logo, Ivan Zlobin. O guarda-redes russo, de 27 anos, ainda não se estreou na presente edição da Liga, pelo que poderá ter, agora, a sua oportunidade.

O camisola 1 está a cumprir a quarta temporada no emblema de Vila Nova, mas tem estado sempre na sombra de Luiz Júnior, que é o titular indiscutível da baliza. Esta época, o russo teve apenas uma aparição e num jogo da Taça de Portugal – cumpriu os 90 minutos na goleada imposta ao Camacha (5-0), na 3.ª eliminatória da prova rainha. O profissionalismo de Ivan Zlobin é elogiado por todos quantos com ele têm trabalhado no clube e, como tal, é de todo lógico que o guarda-redes possa ser o eleito para o duelo com os gansos.

No setor intermediário também poderá haver algumas mudanças. Mirko Topic, Zaydou Youssouf e Gustavo Sá têm sido os três elementos que mais vezes têm formado o triângulo do meio-campo, mas nomes como os de Tom Lacoux, Gustavo Assunção ou Filipe Soares espreitam uma vaga no onze.

Deste lote, Gustavo Assunção é aquele que mais tempo tem jogado esta época. O luso-brasileiro leva já 20 jogos na Liga, mas apenas quatro como titular. E a última vez que fez parte das escolhas iniciais já foi há mais de um mês: a 4 de março, na 24.ª jornada, no empate com o Boavista (1-1).

A referida zona do terreno pode também ser ocupada por Tom Lacoux e Filipe Soares. O francês, que está em Famalicão por empréstimo do Bordéus, contabiliza 9 jogos no campeonato (5 como titular e 4 como suplente utilizado), sendo que a última vez que foi titular aconteceu à 23.ª jornada, a 23 de fevereiro, frente ao Arouca (2-3).

Já o português, que chegou ao Minho em janeiro, cedido pelos gregos do PAOK, ainda não teve a oportunidade de jogar de início. Filipe Soares tem 8 jogos ao serviço do Famalicão, mas sempre como suplente utlizado.

Já no que concerne a Henrique Araújo, trata-se de uma situação ligeiramente diferente. O jovem ponta de lança, de 22 anos, que está em Famalicão por empréstimo do Benfica, até já contabiliza 20 aparições na Liga 2023/2024, mas apenas 7 como titular. Estatuto que, de resto, ostentou na última jornada, no triunfo no reduto do Chaves (1-0). Essa oportunidade surgiu por via da suspensão a Jhonder Cádiz, que é a habitual referência ofensiva dos famalicenses, mas que não pôde alinhar em Trás-os-Montes por se encontrar a cumprir um jogo de suspensão.

Agora, às portas da última jornada, Henrique Araújo tem a forte concorrência do internacional venezuelano, mas não é de descurar a possibilidade de o antigo internacional sub-21 português continuar no onze.

No entanto, e independentemente das escolhas que Armando Evangelista possa vir a fazer no jogo com o Casa Pia, há outro objetivo em cima da mesa para a receção aos lisboetas: a terceira vitória consecutiva na Liga e consequente melhor registo do Famalicão na presente temporada.

Fonte: A Bola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!