Espanha x Brasil: Domínio brasileiro em duelos oficiais, igualdade em amistosos

0
85

Dez anos e nove meses depois, Espanha e Brasil reencontram-se, com uma última lembrança dolorosa para a equipe espanhola: a dura derrota no Maracanã (3 a 0) na final da Copa das Confederações de 2013. A partida ampliou o domínio brasileiro em duelos oficiais, em um histórico que se iguala apenas em amistosos.

Um Neymar mais deslumbrante interrompeu a bem-sucedida sequência da Seleção Espanhola que, após duas Eurocopas consecutivas e uma Copa do Mundo, queria deixar sua marca. Inigualável era a opção de vencer o Brasil em seu templo: o Maracanã, mas a realidade distou muito e tornou-se uma das correções mais duras que a ‘geração de ouro’ da Espanha sofreu. A final de 30 de junho de 2013 foi decidida no primeiro tempo, com a superioridade de Neymar sobre Álvaro Arbeloa.

O gol logo no início de Fred, que se repetiria aos dois minutos do segundo tempo, foi o diferencial do jogo. Por fim, Neymar marcou o gol que o coroaria como o grande ídolo do time mais laureado da história do futebol. O 3 a 0 concretou o domínio do Brasil em duelos oficiais. Na história, a Espanha venceu apenas um destes duelos contra a Canarinho: o primeiro. Nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1934, quando um gol de Lángara e outro de Iraragorri selaram a vitória, com apenas 29 minutos de jogo.

O reencontro levou 16 anos para acontecer e deixou um gosto amargo para a Espanha digerir. Em 16 de julho de 1950, a equipe sofreu uma grande goleada, a maior da história dos confrontos entre as duas Seleções. O Brasil aplicou um 6 a 1, com uma leva de jogadores de grande estatura. Os dois gols de Ademir e Chico, além dos gols de Jair e Zizinho, foram um duro castigo para os espanhóis. Ramallets marcou o gol de honra, em uma Copa do Mundo para a qual a Seleção Espanhola tinha muitas esperanças.

As desilusões da Espanha com as arbitragens contra o Brasil começaram em 6 de junho de 1962, na Copa do Mundo do Chile, o jogo de passagem para a fase de grupos, contra a Canarinho de Garrincha. O protagonista acabou sendo o árbitro chileno Bustamante, que marcou um pênalti fora da área e anulou um gol legal de Adelardo. A Espanha havia marcado primeiro, mas acabou sendo eliminada por um gol de Amarildo.

Na Copa do Mundo de 1978, no quarto encontro, a ação de Cardeñosa na fase de grupos ficou marcada na memória. A Espanha empatou em 0 a 0 com o Brasil e a jogada crucial aconteceu com um grande salto de Santillana, após um erro do goleiro Leão. Com tudo a seu favor para marcar, Cardeñosa esperou, avançou e acabou errando o chute. Ele bateu no zagueiro Amaral, o único que defendia o gol. A Espanha foi eliminada e essa jogada ficou cravada no coração dos torcedores.

Em outra Copa do Mundo, a de 1986, a Espanha da ‘Quinta del Buitre’ teve um dos seus integrantes como triste protagonista. Um escanteio de Víctor Múñoz foi cabeceado para trás por Maceda, a bola caiu para Míchel, que dominou no peito e chutou de direita, a bola beijou a trave e entrou na rede brasileira. O árbitro não validou o gol e a derrota no início do torneio veio com um gol de Sócrates, em posição de impedimento, aproveitando o rebote de um chute na trave. Tempos sem VAR…

Em jogos amistosos, as duas Seleções se enfrentaram três vezes. Em 1981, em Salvador, o Brasil venceu com um gol de Baltazar aos três minutos, após um escanteio. Em 1990, a Espanha teve sua vitória mais convincente no El Molinón, em Gijón, por 3 a 0, com gols de Carlos, Fernando e Míchel. E o último confronto foi um empate sem gols em 1999, no estádio de Balaídos, em Vigo, com a Seleção Espanhola de Pep Guardiola e Raúl González.

O encontro atual será marcado pela união das duas Seleções na luta contra o racismo. Espanha e Brasil unirão suas vozes com o lema ‘Sob a mesma pele’, no intuito de deter vários atos racistas que têm manchado a história do futebol.

O balanço total em nove encontros é de cinco vitórias do Brasil, dois empates e duas vitórias da Espanha, que não marcou em cinco duelos, fez oito gols e sofreu quatorze.

Histórico de confrontos: Data – Partida – Competição


27.05.1934 Brasil 1 x Espanha 3 – Copa do Mundo

13.07.1950 Brasil 6 x Espanha 1 – Copa do Mundo

06.06.1962 Brasil 2 x Espanha 1 Copa do Mundo

07.06.1978 Brasil 0 x Espanha 0 – Copa do Mundo

08.07.1981 Brasil 1 x Espanha 0 – Amistoso

01.06.1986 Brasil 1 x Espanha 0 – Copa do Mundo

12.09.1990 Espanha 3 x Brasil 0 – Amistoso

13.11.1999 Espanha 0 x Brasil 0 – Amistoso

30.06.2013 Brasil 3 x Espanha 0 – Copa das Confederações

 

 

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!