Zimbábwe: ZiG do leva à eliminação das regras de aquisição de acções na bolsa de valores

0
78

 

A estabilidade da nova moeda do Zimbabwe, o ZiG, levou as autoridades a suprimirem uma regra em vigor desde 2022 que exige que os investidores na principal bolsa de valores do país mantenham as acções durante um período de 180 dias ou arriscam-se a pagar um imposto mais elevado sobre as mais-valias.

A regra foi introduzida para dissuadir a especulação na Bolsa de Valores do Zimbabué. Na altura, a bolsa de Harare era uma das poucas opções de investimento no país da África Austral para os investidores se protegerem contra a volatilidade das taxas de câmbio e a inflação. O dólar zimbabuense, que o ZiG substituiu em Abril, desvalorizava regularmente em relação ao dólar.

Desde que o ZiG, a sexta tentativa do país de criar uma moeda local estável em 15 anos, começou a ser negociado a 8 de Abril, valorizou-se 0,5% em relação ao dólar, para 13,49, de acordo com dados do banco central.

A medida visa reforçar os mercados de capitais, afirmou George Guvamatanga, Secretário das Finanças e do Desenvolvimento Económico.

“Estas são medidas que o governo está a tomar para apoiar a moeda local, o ZiG, e reflectem a forte confiança do governo na restauração total de uma economia totalmente orientada para o mercado”, disse Guvamatanga na quarta-feira, 12 de Junho, por mensagem de texto. O novo imposto sobre as mais-valias foi fixado em 2%, em vez de 4%, e será revisto ao fim de seis meses, acrescentou. A Comissão de Títulos e Câmbios do Zimbabwe foi informada das alterações.

Justin Bgoni, Director Executivo da ZSE, congratulou-se com a supressão do período de aquisição de direitos, afirmando que se trata de algo que os mercados de capitais desejavam há muito tempo.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!