Aos dragões basta um empate para garantir um bilhete para o Jamor, mas o recente triunfo na casa portista acalenta as esperanças vimaranenses
Novo duelo, os mesmos protagonistas. Joga-se, esta quarta-feira, o último embate da época entre FC Porto e Vitória de Guimarães, e logo num encontro de caráter decisivo.
Dragões e conquistadores degladiam-se pela última vaga no derradeiro jogo da Taça de Portugal, no mítico Estádio do Jamor, onde o Sporting já reservou lugar, depois de ter eliminado o grande rival Benfica.
Num momento titubeante, Sérgio Conceição e os seus pupilos vão querer vingar-se da derrota com os vimaranenses para o campeonato, no Dragão, mesmo palco da partida desta noite.
Álvaro Pacheco, por outro lado, lidera um Vitória pujante, cheio de garra, e com vontade de operar a remontada na casa portista, triunfando pela segunda vez no reino do dragão no espaço de uma semana e meia.
Nos últimos 25 anos, registam-se apenas dois triunfos do Vitória ante o FC Porto na condição de visitante. Aconteceram na temporada 2018/19, logo na terceira jornada do campeonato, e esta época, há precisamente 10 dias.
Na primeira mão das meias-finais da prova rainha, recorde-se, os portistas venceram (1-0) no D. Afonso Henriques.
Sistema tático: 4x2x3x1
Equipa provável: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Otávio, Wendell; Alan Varela, Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno; Taremi.
Castigados: Evanilson
Lesionados: Diogo Costa, Samuel Portugal, Fábio Cardoso, Marcano, Zaidu
Figura: Francisco Conceição. Tem sido a época mais profícua da (curta) carreira do jovem extremo dos azuis e brancos, somando já 6 golos e 5 assitências, em todas as provas. É dono e senhor do lado direito do ataque dos dragões, apesar da preferência por fletir para o meio. Não marca desde a jornada 26, quando o FC Porto recebeu e venceu o Vizela (4-1).
A antevisão de Sérgio Conceição:
Sistema tático: 3x5x2
Equipa provável: Bruno Varela; Tomás Ribeiro, Toni Borevkovic, Jorge Fernandes; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva, Nuno Santos, Afonso Freitas; Jota Silva, Kaio César.
Lesionados: João Mendes, Ricardo Mangas, Telmo Arcanjo
Figura: Jota Silva. O avançado vitoriano vai protagonizando uma temporada incontornável. Fez uma exibição memorável no duelo no Dragão a contar para o campeonato, e certamente não quer ficar por aqui. Todo o jogo ofensivo dos minhotos passa por ele.
A antevisão de Álvaro Pacheco:
Fonte: A Bola