O Access Bank Mozambique revela que estão disponíveis 50 milhões de dólares americanos par que Micro, Pequenas e Médias Empresas, MPMEs, se fortaleçam e desenvolvam capacidades para entrarem na cadeia de valor gerada por diversos projectos, em particular na indústria de petróleo e gás.
O Banco anunciou a linha de crédito, nesta terça-feira, em Maputo, durante a sessão de assinatura de um memorando com Associação de Conteúdo local de Moçambique, ACLM, com a finalidade de estimular o crescimento económico através do reforço das capacidades das MPMEs.
Para o Administrador Delgado do Access Bank, Marco Abalroado, as PMEs são a base da prosperidade.
Por isso, o Banco está convencido de que o fundo reforça a intenção das duas instituições de ver as PMEs fortalecidas no seu percurso rumo ao desenvolvimento da economia local.
“Queremos com este fundo ajudar as PMEs a dinamizar os seus serviços e produtos principalmente os de conteúdo local, oferecendo-as igualmente um suporte financeiro e programas de literacia financeira sobre empréstimos”.
“Neste sentido é importante que os empresários formalizem os seus negócios e mantenham a sua contabilidade organizada, pois, só assim poderão obter o financiamento.” Afirmou
Na mesma ocasião, o Presidente da Associação de Conteúdo Local de Moçambique, Elthon
Tchemane, destacou que o memorando simboliza um grande marco para o desenvolvimento local, por ser um complemento ao que as grandes empresas fazem.
Elthon Tchemane sublinhou que ACLM servirá de ponte entre as PMEs e o banco na garantia de maior flexibilidade no acesso ao financiamento.
Fonte: O Económico