Cabo Delgado: Crianças e famílias tem acesso a água potável e serviços comunitários de saúde

0
106
[imgep]

Cabo Delgado, Moçambique – “No passado, a minha esposa gastava 30 minutos para ir buscar água para nosso uso pessoal, mas agora, com este novo sistema de água aqui perto, ela vai ter mais tempo livre para estar em casa com os nossos filhos,” contou Elias Manuel, na comunidade de Nankumi, no Distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado.

Elias Manuel e a sua família são uma das 3 mil pessoas beneficiadas por um novo sistema de abastecimento de água na comunidade de Nankumi composto por 5 fontenários, 2 furos de abastecimento de água, 1 lavatório comunitário para que as mulheres e raparigas possam lavar e secar suas roupas, 1 conexão ao centro de saúde e mercado, 1 torre de 10m e 40mᵌ, e uma capacidade para 80 ligações domiciliares.

A falta de acesso a água potável afecta negativamente a saúde, nutrição, educação, e todos os outros aspectos da vida de uma criança. Por isso, com apoio da UNOPS e do Banco Mundial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e seus parceiros trabalham para garantir que todas as crianças tenham acesso a água potável e saúde de qualidade nas comunidades de Cabo Delgado. 

Durante a inauguração do novo sistema de abastecimento de água na comunidade de Nankumi, o UNICEF e parceiros providenciaram também uma brigada móvel com serviços de atendimento a crianças, consultas de rotina, administração de vitamina A, sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável, diagnóstico nutricional e tratamento com alimento terapêutico pronto para uso (ATPU), e demonstração culinária de papinhas e sopas com alto teor nutricional.

Dentre as 75 crianças atendidas pela brigada móvel, Lúcia Elias de 2 anos de idade, filha de Elias Manuel, foi disgnósticada com desnutrição aguda moderada. Os técnicos de saúde fizeram uma sensibilização sobre os alimentos que podem ser incluídos na dieta alimentar da Lúcia. Elias também levou para casa saquetas de ATPU, que contém uma pasta de cereais e minerais necessários para ajudar a melhorar o estado nutricional da Lúcia. “Irei seguir as recomendações dos profissionais de saúde da brigada móvel para melhorar a saúde nutricional da minha filha. Também estou feliz porque a minha esposa deixará de percorrer longas distâncias para conseguir água para o nosso consumo familiar” disse Elias.

 

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!