Dos 25 mais valiosos fora das ‘big five’, 10 são do campeonato português e sete são portugueses
A página Transfermarkt, especialista na avaliação e classificação de valor de mercado de jogadores de futebol, coloca Viktor Gyokeres, avançado do Sporting, no topo de atletas mais valiosos a jogarem fora dos principais campeonatos de Inglaterra, França, Alemanha, Espanha e Itália.
O atacante sueco, melhor marcador dos leões e da Liga Portugal, está avaliado em 55 milhões de euros, tal como Endrick, jovem avançado do Palmeiras que, no final da época, se transferirá para o Real Madrid.
Na terceira posição, surgem mais três nomes do campeonato nacional. João Neves e António Silva, do Benfica, e Diogo Costa, do FC Porto, têm um valor de €45 milhões. Logo a seguir, surgem Gonçalo Inácio e Ousmane Diomande, centrais leoninos, avaliados em 40 milhões. É também neste nível que surge o primeiro português fora da Primeira Liga: Rúben Neves, do Al Hilal.
A lista fecha com aqueles que estão avaliados em 30 milhões de euros e, nessa faixa, ao lado de Lionel Messi, aparecem Kokçu, das águias, Evanilson, dos dragões e Pedro Gonçalves e Morten Hjulmand, dos leões. Otávio, do Al Nassr, também está nesta lista.
Assim, Portugal é, tanto em nacionalidade como em campeonato, o país mais representado: 10 dos 25 atletas são da Primeira Liga e sete de todos os analisados são portugueses.
Fonte: A Bola