O BNP Paribas é o mais recente gigante bancário global a anunciar o encerramento da sua representação na África do Sul, tendo confirmado o fim das suas operações no País que o fazia através da sua banca corporativa e de investimento, representando, o exemplo mais recente de um banco europeu a reduzir o ritmo de trabalho no continente.
“Podemos confirmar que fechamos o BNP Paribas CIB na África do Sul”, disse o porta-voz do banco. “Do ponto de vista jurídico, a aprovação do regulador veio em Abril de 2024”, clarificou.
Um aviso de 19 de Abril mostra que o banco central da África do Sul retirou a autorização do banco francês para “conduzir actividades de um banco através de uma sucursal” com efeitos a partir de 8 de Março.
O Barclays e o Standard Chartered reduziram ambos as suas operações em África, enquanto a Societe Generale também está a reduzir a sua presença no continente.
“A saída dos bancos franceses de África, que está a aproximar-se do fim, dá aos grupos bancários pan-africanos emergentes um espaço significativo para crescerem, quer organicamente, quer através de fusões e aquisições, disse a Fitch numa nota publicada em Abril.
“Isto deverá estimular a concorrência e beneficiar os sectores bancários locais, apesar de alguns desafios de curto prazo.”
Fonte: O Económico