Apesar de ter caído da Liga Europa, o Benfica ainda alimenta duas hipóteses de entrar direto na Liga dos Campeões da próxima época (o que significa um importante encaixe financeiro, que não fica garantido se for obrigado a disputar as pré-eliminatórias).
1. Ser campeão nacional, claro, o que dá entrada direta, mas já esteve mais fácil (o Sporting lidera com sete pontos de vantagem).
2. O vencedor da Liga Europa apurar-se direto para a Liga dos Campeões via campeonato.
Se o vencedor da Liga se apurar direto via campeonato nacional, a vaga de vencedor da Liga Europa fica para o clube com melhor ranking na UEFA, de entre todos os que estiverem nas pré-eliminatórias. Ora esse clube será o Benfica, que se encontra no 19.º lugar do ranking UEFA de clubes a cinco anos.
Refira-se que se o FC Porto ficar em segundo lugar, também será o melhor clube neste ranking.
Portanto o Benfica, caso fique no 2.º lugar do campeonato, que atualmente ocupa, precisa nesta altura que o Bayer Leverkusen (que já se apurou diretamente por ser campeão) vença a Liga Europa.
Roma, Atalanta e Marselha são as outras equipas que ainda estão nas meias-finais da Liga Europa e ainda pode haver hipóteses para as águias além do Bayer Leverkusen, mas apenas quanto aos clubes italianos. É que Roma e Atalanta, atuais 5.º e 6.º classificados na Serie A, ainda têm hipóteses de chegar ao 4.º lugar do seu campeonato nacional.
Além disso, na quinta-feira, a Itália garantiu que cinco equipas entram diretas na Champions, mas ainda é preciso esperar pelo desfecho da época para perceber até que ponto é que a nova condição do 5.º classificado da liga italiana pode, de alguma forma, dar algum benefício ao Benfica, olhando aos regulamentos da UEFA.
O que não serve, de todo, é o Marselha vencer a Liga Europa, porque o carrasco do Benfica na competição já não tem hipóteses de chegar a um lugar de apuramento para a Champions via campeonato.
Artigo atualizado às 21h55
Fonte: Mais Futebol