ANE precisa de 690 milhões de meticais para reparar estradas de Maputo – AIM

0
86

A Administração Nacional de Estradas (ANE) de Moçambique necessita de 690 milhões de meticais (10,7 milhões de dólares ao câmbio actual) para a reparação de emergência de estradas danificadas pelas chuvas torrenciais que atingiram o sul de Moçambique, sobretudo a província e cidade de Maputo, em finais de Março

O montante solicitado, segundo a Delegada da ANE em Maputo, Nurbina Noormahomed, que falava numa reunião do Comité Operacional de Emergência, citada pela Rádio Moçambique, é apenas para intervenções nas estradas da província de Maputo.

“Trata-se das estradas Maragra/Kalanga, Maragra/Machubo, no distrito de Marracuene, e a estrada Salamanga/Catuane, em Matutuine, que se encontram atualmente intransitáveis numa extensão de 130 quilómetros”, disse.

Noormahomed explicou que, neste momento, o sector está à procura de 64 milhões de meticais para intervenções paliativas que permitam a circulação de viaturas, enquanto se aguarda a reparação definitiva dos troços afectados pelas tempestades.

Segundo a agência moçambicana de socorro, o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), pelo menos nove pessoas morreram em consequência das chuvas torrenciais (que atingiram 300 milímetros em 48 horas) que atingiram a cidade e a província de Maputo nos dias 24 e 25 de Março.

A situação foi agravada por novas chuvas que caíram nos dias 7 e 8 de Abril.

As chuvas danificaram cerca de 265 quilómetros de estradas e inundaram 20.023 casas. As chuvas destruíram completamente 99 casas e danificaram outras 173.

As tempestades também afectaram 63 escolas, destruindo 113 salas de aula, bem como 61 centros de saúde e cerca de 13.584 hectares de várias culturas.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui