Shoprite junta-se a gigantes mundiais do sector da mercearia num fundo de capital de risco

0
135

 

Cinco dos maiores retalhistas de produtos de mercearia do mundo – incluindo o Shoprite Group da África do Sul – uniram forças para criar um fundo de capital de risco para investir em start-ups e scale-ups orientados para a tecnologia.

A lógica subjacente ao investimento consiste em promover a inovação no domínio das embalagens, da rastreabilidade dos produtos e da transparência e abordar questões de sustentabilidade, como a redução das emissões e dos resíduos.

O fundo é o W23 e será financiado em partes iguais pelos cinco retalhistas.

Para além da Shoprite, os outros investidores são a Tesco (Reino Unido, Irlanda e Europa), o Woolworths Group (Austrália e Nova Zelândia), a Ahold Delhaize (EUA, Europa e Indonésia) e a Empire Company Limited/Sobeys (Canadá). Em conjunto, irão investir mais de 125 milhões de dólares (23 mil milhões de rands) ao longo de cinco anos.

Os CEOs dos respectivos retalhistas farão parte do comité de investimento do fundo e, colectivamente, identificarão os desafios e os empresários mais adequados para apresentar soluções inovadoras.

Pieter Engelbrecht, Director Executivo do Shoprite Group, afirmou num comunicado que a África do Sul tem circunstâncias comerciais únicas, ao contrário dos seus colegas investidores em fundos de risco.

“Temos de encontrar soluções mais acessíveis para que os nossos clientes possam manter os seus meios de subsistência todos os dias.”

Ingrid Maes, Directora-Geral e Directora de Investimentos do Fundo, afirmou que o facto de os cinco Directores-Gerais de retalho fazerem parte do comité de investimentos significa que as ideias podem ser testadas e desenvolvidas rapidamente. “A nossa ambição é oferecer às empresas da nossa carteira caminhos mais rápidos para a escala global sem estarem expostas a um fundo de risco ancorado por um único investidor estratégico”.

As empresas da carteira do fundo podem celebrar contratos com qualquer cliente, quer seja um parceiro global da W23 ou outro, nos termos que decidirem.

A Shoprite é o maior retalhista de bens de consumo rápido de África, com 3 543 lojas em 10 países. A Tesco tem 4 400 lojas no Reino Unido, Irlanda e Europa. O Woolworths Group tem mais de 1 400 pontos de venda e é o maior retalhista da Nova Zelândia e da Austrália. A Ahold Delhaize opera nos EUA, na Europa e na Indonésia e tem cerca de 63 milhões de clientes por semana. A Empire Company tem a sua sede em Sellarton, Nova Escócia, Canadá.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!