Na Arena, em Porto Alegre, o Grêmio venceu o Juventude por 3 x 1, neste sábado (6), e se consagrou heptacampeão gaúcho (2018-2024).
O sétimo título estadual seguido do Tricolor Imortal, no entanto, começou com um susto.
Logo aos quatro minutos, o time alviverde chegou pela lado esquerdo, a bola ficou viva na área e, após dividida com o goleiro Caíque, a bola sobrou livre para Gilberto abrir o placar.
O Juventude teve chance de ampliar na jogada seguinte, em chute de fora da área, mas o goleiro Caíque (7′) se esticou todo para defender.
O Grêmio, por sua vez, ficou totalmente com a posse de bola, mas com grande dificuldade na criação de jogadas.
Na base do abafa, o empate veio.
Pavón fez a jogada individual pelo lado direito, cruzou fechado na área, e Cristaldo (41′) teve tranquilidade para finalizar tirando do goleiro para deixar tudo igual no marcador.
E, exatos 103 segundos depois, após subir a marcação para pressionar a saída de bola adversária, o Grêmio conseguiu a virada no chute de fora da área de Diego Costa (43′), que contou ainda com o desvio no caminho no volante Caíque para tirar qualquer chance de defesa de Gabriel.
Após o intervalo, Diego Costa (19′) foi lançado nas costas da zaga e derrubado pelo goleiro na área. No entanto, a arbitragem assinalou impedimento do centroavante tricolor.
Cristaldo teve a chance de ampliar, pegando de primeira na área após cruzamento da direita, mas Gabriel fez a defesa.
No entanto, no fim, após contra-ataque puxado por João Pedro pela direita, Diego Costa fez o pivô na área e deu a assistência para Nathan Fernandes fechar em 3 x 1 e decretar o título.
Este é o segundo hepta gaúcho da história do Grêmio, que levantou sete troféus do Estadual seguidos entre 1962 e 1968.
No total, o Tricolor Imortal tem 43 títulos do Campeonato Gaúcho.
Com o primeiro título da temporada assegurado, o Grêmio volta suas atenções para as duas principais competições do ano. Na próxima terça-feira (9), o Tricolor Imortal recebe o Huachipato, pela segunda rodada da Libertadores, e, no domingo (14), visita o Vasco, na estreia do Brasileirão 2024.
O Juventude, por sua vez, estreia no Brasileirão no sábado (13), quando visita o Criciúma.
Foto de destaque: Lucas Uebel/Grêmio
Fonte: OneFootBall