O Real Madrid venceu um jogo animado contra o RB Leipzig e deu o primeiro passo para chegar às quartas de final da atual Liga dos Campeões. Os comandados de Carlo Ancelotti tiveram uma grande ajuda da vídeo-arbitragem nos primeiros momentos e, depois, selaram a vitória com um belo gol de Brahim. Nos momentos finais, poderiam ter ampliado a vitória se Vinicius Jr. não tivesse acertado a trave em um contra-ataque a menos de 20 minutos do fim.
Embora não tenha sido tão protagonista quanto gostaria, o atacante brasileiro alcançou sua primeira grande marca no contexto europeu. Com o jogo desta terça-feira, Vinicius já disputou 50 confrontos na Liga dos Campeões, competição na qual foi destaque na final de 2022, quando marcou o gol da vitória contra o Liverpool, em Paris.
Aos 23 anos, nenhum outro brasileiro havia disputado tantos jogos no principal torneio continental do Velho Continente. Os 46 jogos de Rodrygo estão próximos de seus 50 e ele ainda pode igualar essa marca durante 2024. Longe disso, estão os 37 de Marquinhos, os 36 de Marcelo, os 35 de Anderson, os 34 de Kaká, os 31 de Lucas Moura e os 27 de Neymar, Gabriel Jesus e Alex Teixeira.
Comparando sua conquista com a de jogadores de todas as nacionalidades, com 23 anos, apenas Iker Casillas (64), Kylian Mbappé (59), Leo Messi (57), Cesc (55), Raúl (54) e David Alaba (51) jogaram mais partidas na Champions League. Vinicius mantém uma disputa interessante com Phil Foden, que também chegou na terça-feira às 50 noites na Champions League, pelo Manchester City. Ambos ultrapassaram nesta temporada Wayne Rooney (48) e Raphaël Varane (48), os seguintes na lista que mais jogaram até os 23 anos na principal competição de clubes, de acordo com dados do BeSoccer Pro.
No ranking histórico dos brasileiros, Vinicius ainda está longe do “top 10”, liderado por Roberto Carlos com 120 jogos. Dani Alves jogou 111 vezes, Thiago Silva tem 105, Fernandinho ficou com 103, Marcelo participou de 102, e abaixo da marca de 100 estão Maxwell (94), Kaká (86), Marquinhos (86), Casemiro (83) e Lúcio (83).
Quanto aos números oficiais de Vinicius na competição europeia, seus adversários mais frequentes, com 6 jogos, foram Shakhtar Donetsk e Chelsea. Em relação aos gols, o Liverpool, com 5 gols em 5 partidas, lidera. Além disso, em assistências, destaca-se o Chelsea, contra o qual ele deu 4 passes para gol, nos mencionados 6 confrontos.
Ao todo, o astro brasileiro marcou em 14 jogos diferentes, e Liverpool e Shakhtar Donetsk lideram essa estatística, pois ele marcou em 3 encontros diferentes, respectivamente, contra essas equipes. O extremo “merengue” também totaliza 3 dobradinhas, 2 contra os “reds” e 1 contra os ucranianos, e marcou o primeiro gol do jogo 4 vezes, 2 contra os de Anfield e 1 contra o Celtic, assim como contra o Manchester City.
O balanço de vitórias é liderado por Inter (pleno) e Liverpool com 4 – empatou uma vez contra Chelsea, Brugge, ‘Gladbach, Manchester City, Liverpool e Shakhtar Donetsk – e acumula 3 derrotas em 5 confrontos contra o Manchester City, sua verdadeira pedra no sapato na principal competição do continente.
Fonte: Besoccer