A selecção nacional de futebol de praia terminou a sua participação na edição 2024 do Torneio COSAFA com uma medalha de prata.
Moçambique perdeu na final diante da sua congénere do Marrocos, por 4-3, na transformação de grandes penalidades, após o empate a quatro bolas no tempo regulamentar.
Naquela que era a sua segunda final, o combinado nacional apresentou-se mais adulto a responsável, assumindo as despesas do jogo, perante um adversário calculista e que jogava no limite do erro de Moçambique.
O conjunto de Saidate Moveia soube sofrer nos momentos cruciais da partida, em que comandou o marcador por largos minutos.
Quanto ao Marrocos, adversário com quem a selecção nacional perdeu no jogo inaugural da prova, recorreu à experiência para “matar” o jogo de Moçambique.
Até aos últimos minutos da partida, o combinado nacional estava a vencer por 4-3, mas viu o desejo de erguer a taça pela segunda vez ruir, com o golo dos marroquinos.
O tento do Marrocos arrastou o jogo até às penalidades. A turma Moçambique converteu três penáltis, contra quatro dos marroquinos, que se sagraram campeões da prova.
A título individual, Moçambique viu o valioso jogador Figo a ser eleito o melhor da COSAFA e também melhor marcador da competição, sucedendo a Nelson Manuel, atleta que também já foi galardoado.
No quadro geral da participação moçambicana nesta prova regional, fica um saldo de três vitórias e duas derrotas, curiosamente contra o mesmo adversário, Marrocos.
Fonte:O País