Palma, Cabo Delgado – Ulensa, uma adorável menina de 1 ano de idade, teve uma jornada para uma vida saudável graças a dedicação da sua mãe, Esha Saide.
Ulensa, com o seu sorriso contagiante, é motivo de grande alegria para Esha. Ela expressa a sua felicidade por ter tido a oportunidade de participar das sessões de culinária realizadas pelos agentes polivalentes elementares (APE) na sua comunidade, onde aprendeu a preparar refeições nutritivas para a sua filha. “Estas sessões trouxeram uma mudança positiva para a vida da minha filha e ajudaram a melhorar a saúde dela, em relação aos meus outros dois filhos, de 12 e 4 anos, que não tiveram o benefício desses serviços,” contou Esha.
Ao reconhecer que os seus filhos mais velhos não receberam papas fortificadas, Esha fez uma conexão importante entre a nutrição adequada e a saúde mais robusta de Ulensa. Ela enfatiza a importância das papas fortificadas e, mesmo enfrentando desafios financeiros para adquirir certos ingredientes, sempre encontra uma maneira de reforçar a alimentação de Ulensa, muitas vezes utilizando amendoim.
Embora Esha continue a fazer o aleitamento materno com Ulensa, ela percebe e valoriza todos os benefícios adicionais proporcionados pelo Programa de Nutrição Integrado (PIN). Esha não apenas aplica esses conhecimentos em casa, mas também partilha as suas experiências com amigas no bairro, incentivando-as a aderirem a estes serviços vitais.
O PIN continua sendo uma força vital na comunidade de Ensha, proporcionando apoio essencial que garante um começo saudável e promissor para as crianças. Este programa é implementado com o apoio da European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations (ECHO).
Fonte: UNICEF