Leões recebem dragões no pavilhão João Rocha; Azuis e brancos venceram encontro da primeira volta; Duelo entre as duas equipas com mais golos marcados no campeonato (88)
Depois de uma dura derrota contra o Benfica (1-6) no passado dia 11 de fevereiro, o Sporting regressou às vitórias para o Campeonato Placard com um triunfo morno frente à AD Sanjoanense, mas procura ainda recuperar algum do orgulho ferido no duelo contra os eternos rivais. Hoje, os leões têm boa oportunidade para o fazer. O pavilhão João Rocha vai ser o palco de novo clássico (15 h), num encontro a contar para a 18.ª jornada do campeonato, e no qual a turma orientada por Alejandro Domínguez recebe o FC Porto.
Ambas as equipas já se defrontaram nesta temporada, na 5.ª ronda da liga, num duelo de boas memórias para os azuis e brancos, uma vez que bateram convincentemente a formação lisboeta (5-3), em plena Dragão Arena. Mas num encontro entre dois dos ‘três grandes’ pouco importa o resultado anterior, tal como afirma Telmo Pinto, defesa/médio dos dragões.
«Todos os jogos são diferentes, especialmente os clássicos», frisou. «O Sporting é uma equipa muito aguerrida e joga muito físico, com muita intensidade. Tem jogadores diferenciados, mas também temos a nossa valia e vamos lá para conquistar os três pontos», avisou o português, que recusa «desculpas» com o apertado calendário dos nortenhos – disputaram três jogos no espaço de oito dias, com longa viagem da Argentina para Portugal pelo meio – sublinhado que tudo «foi planeado e feito de forma a estarmos no nosso máximo» frente aos leões.
«Vamos ter um jogo muito difícil frente a um candidato ao título», lembrou o luso. Os leões estão no segundo lugar com 43 pontos, menos três pontos do que a Oliveirense, em 1.º, ao passo que o FC Porto está na terceira posição apenas a um dos verdes e brancos.
O técnico espanhol reconhece a importância do embate, referindo que a derrota na primeira volta não o assusta. «A diferença que tem de existir entre o jogo que tivemos no Dragão e aqui no João Rocha é a capacidade de ganhar os duelos individuais. Lá, nós por uma questão de entrega ou por outras razões, perdemos muitos duelos individuais e isso causou dano. Esperamos e planeámos este confronto como uma autêntica final. Disputamos o primeiro lugar da fase regular e este é um jogo decisivo para o conseguir. A equipa está completamente focada», avançou.
O certo é esperar uma tarde repleta de golos, visto que as duas formações são as que mais golos marcaram até ao momento (88). Do lado nortenho, Gonçalo Alves (25) e Hélder Nunes (23) somam desses 88, ao passo que João Souto (19) e ‘Nolito’ (16) destacam-se do lado leonino.
A turma de Oliveira de Azeméis vai receber o HC Braga, ao passo que o Benfica, em quarto e a 11 pontos do topo da liga, desloca-se a Cascais para defrontar o Murches.
Fonte: A Bola