Nesta quinta-feira, foi divulgada a lista dos atletas mais bem pagos ao longo do ano de 2023. O responsável pelo ranking, foi o ‘Sportico’, um veículo especializado em economia e negócios voltados para as artes esportivas, e que realiza esses estudos desde 2021. Pela primeira vez desde então, Cristiano Ronaldo conseguiu se tornar o atleta mais bem pago do planeta.
De acordo com este portal, o atacante português ganhou 260 milhões de dólares. Uma quantia que não corresponde apenas ao seu salário no Al-Nassr, da Arábia Saudita, embora este contrato seja responsável por sua ascensão na classificação. Também é preciso adicionar os contratos de patrocínio, já que o português é um dos rostos mais cobiçados no mundo da publicidade.
O notável é que, apesar de tudo o que movimenta o mundo da NFL e da NBA nos Estados Unidos, quatro membros do ‘top’ 10 são jogadores de futebol. E no pódio, Cristiano Ronaldo não está sozinho, pois na terceira posição o acompanha Lionel Messi, com 130 milhões de dólares gerados em 2023. O argentino retrocede na classificação em relação ao ano anterior, quando ficou em segundo. Quando ainda jogava no Manchester United, Cristiano Ronaldo figurava na terceira posição.
A influência da Arábia também se faz sentir no segundo da lista, o golfista espanhol Jon Rahm. O jogador de Biscay deixou o PGA Tour no meio do ano para se juntar ao LIV Golf, o incipiente circuito saudita do qual um dia renegou… até que chegaram as cifras astronômicas. No ano passado, o campeão do Masters de Augusta, faturou 203 milhões de dólares e, tem garantidos 550 até 2029, em seu novo contrato.
Outro que se beneficiou extraordinariamente foi Neymar. O atacante assinou com o Al-Hilal com um contrato que o colocou em sexto lugar no ranking com 121 milhões de dólares no final do ano passado. Muito perto de Kylian Mbappé, que gerou 125 milhões entre PSG, Nike e outros contratos, e está em quinto, atrás do jogador de basquete LeBron James (125,7), que cai do pódio depois de ter sido o mais bem pago de 2022 (126,9 milhões na época).
Essas primeiras posições são completadas por mais três referências da NBA, como Stephen Curry (98,9 milhões de dólares), Giannis Antetokounmpo (88,4) e Kevin Durant (86,9), e o décimo lugar é de Patrick Mahomes. O quarterback do Kansas City Chiefs, faturou um total de 84,3.
Em relação ao ano anterior, saem do ranking o boxeador Canelo Álvarez, o tenista Roger Federer e o jogador de basquete James Harden. Uma das críticas à lista, é que desta vez nenhuma atleta feminina entrou no ‘top’ 100. ‘Sportico’ aponta que a tenista de 19 anos Cori Gauff foi a mais bem paga ao gerar cerca de 22,7 milhões de dólares, mas segundo estima o veículo, isso não a teria colocado nem entre os 200 primeiros. Abaixo, apresentamos os 10 primeiros de forma mais esquemática.
Os 10 atletas mais bem pagos de 2023 (milhões de dólares):
1. Cristiano Ronaldo (260)
2. John Rahm (203)
3. Leo Messi (130)
4. LeBron James (125,7)
5. Kylian Mbappé (125)
6. Neymar (121)
7. Stephen Curry (98,9)
8. Giannis Antetokounmpo (98,9)
9. Kevin Durant (86,9)
10. Patrick Mahomes (84,3)
Fonte: Besoccer