Nampula, Moçambique – “Eu não sabia que minha filha estava doente,” contou Nelita Paulina, mãe da Gerinha Molde, de 7 meses de vida, que foi diagnosticada com desnutrição aguda moderada depois de uma consulta que teve com uma brigada móvel integrada (BMI), no centro de trânsito de Nacucha, na província de Nampula. Logo a seguir ao diagnóstico, foi entregue a Nelita, 15 saquetas de alimento terapêutico pronto para uso (ATPU). “Fui instruída a dar uma saqueta todos os dias e eu vou cumprir com a recomendação para que ela melhore e fique saudável,” disse Nelita.
60 mil crianças foram deslocadas no espaço de um mês devido a nova onda de ataques no norte de Moçambique. Sem acesso a serviços de nutrição, muitas das crianças deslocadas sofrem de desnutrição aguda grave e correm sérios riscos de saúde.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está a trabalhar com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), e com o governo de Moçambique, providenciando ATPU para o tratamento de crianças com desnutrição aguda grave nos centros de trânsito.
Fonte: UNICEF