Álvaro Pacheco está há quatro meses no comando técnico do Vitória e o registo é impressionante; em 18 jogos soma 12 triunfos, três empates e três derrotas; autor de 27 pontos em 42 possíveis.
Álvaro Pacheco é o terceiro treinador do Vitória de Guimarães, na presente temporada, e o seu efeito tem sido bem notório. Depois de ter começado a época no Estoril, o técnico da boina foi contratado pelos vimaranenses para substituir Paulo Turra e o seu trabalho é impressionante, até ao momento.
Logo na estreia, na jornada 8, conquistou três pontos na visita a Famalicão, um dérbi do Minho e um campo sempre complicado, partindo para três triunfos consecutivos (Moncarapachense e Chaves). Depois o seu pior período, imagine-se, de duas derrotas seguidas. Na visita ao reduto do Moreirense em dérbi da cidade de Guimarães e na receção ao FC Porto. A partir daí, a equipa só foi derrotada em mais uma ocasião, na deslocação ao terreno do Gil Vicente – em mais um dérbi da região -, sendo que atravessou um período de nove encontros consecutivos sem perder. Até ao momento, o técnico também contabiliza três igualdades.
Álvaro Pacheco travou o aparentemente imparável Sporting – triunfo por 3-2 em casa – e agora empatou com o Benfica, numa partida em que teve por duas vezes em vantagem. Os 40 pontos com os quais ocupa o 5.º lugar da Liga, em igualdade com o rival SC Braga no 4.º posto, são históricos e o treinador, de 52 anos, é responsável por 27, sendo que o total em disputa foi de 42 (14 jogos no Campeonato Nacional). Em todas as competições tem 18 partidas que se dividem em 12 vitórias, três empates e outras tantas derrotas.
O técnico também fez todo o percurso do Vitória na presente edição da Taça de Portugal e já colocou o clube nas meias-finais da prova rainha, algo que não acontecia há sete anos. A sua forma de jogar também merece elogios e os 36 golos apontados (16 sofridos) são a prova disso mesmo. Ainda demorou a acertar o processo defensivo, mas o ataque esteve sempre ao mais alto nível e a faturar como nunca.
Fonte: A Bola