Com altos e baixos ao longo do tempo, a verdade é que o futebol feminino demorou algum tempo até ser legalizado, quando comparado com o futebol masculino. O primeiro jogo feminino oficial segundo a FIFA – Federação Internacional de Futebol ocorreu em Londres em 1885.
Atualmente, grandes clubes nacionais como o Benfica já possuem uma equipa feminina sólida, com jogadoras como a Jéssica Silva que marcou presença no Mundial de Futebol feminino e passou a ser uma jogadora profissional com uma popularidade a par com alguns jogadores masculinos.
O mercado português sofre transformação
Ainda que já existam boas equipas de futebol feminino, incluindo campeonatos com alguma expressão o mercado português, que até há pouco tempo não estava ao nível do panorama europeu, sofreu uma transformação incrível depois da prestação da seleção após o mundial de futebol.
A mudança começou quando grandes clubes nacionais como o Sporting, Sporting de Braga, ou Benfica passaram a ter uma equipa feminina, permitindo que o mercado passasse a se movimentar ao nível de contratações e novas táticas de negócios, no panorama feminino, tal como acontece com as equipas masculinas, mas foi graças à prestação da equipa no último mundial que o mercado de futebol feminino nacional passou para um outro nível.
Futebol feminino nacional passa a chamar a atenção
O sucesso do último mundial que levou a que marcas se envolvessem e os meios de comunicação social dedicassem tempo de antena ao evento, faz também com que outros mercados se interessem. Isto é bastante visível nos sites de apostas de futebol que funcionam a par com os eventos de cada modalidade e passaram a oferecer a possibilidade de apostar em eventos de futebol feminino.
Para os verdadeiros entendidos em futebol, facilmente conseguem encontrar boas oportunidades de apostas nas modalidades femininas, que podem, inclusive oferecer melhores oportunidades uma vez que as odds podem não ser tão baixas quanto as que se encontram no futebol masculino, desporto altamente competitivo.
Oportunidades para investidores
À parte do que acontece em outros mercados relacionados com os eventos desportivos como os sites de apostas que mencionamos, existem outras oportunidades de negócio que não devem ser esquecidas.
No ano de 2022, a UEFA lançou um relatório que mencionava precisamente que o futebol apresentava diferentes oportunidades de negócio, encontrando-se inclusive, num momento- chave.
Todas estas oportunidades possuem uma base comum – o número de adeptos. Isto significa que para o futebol feminino conseguir crescer de forma sustentável, não basta ter boas equipas, precisa de pessoas que se interessem pelas suas competições tal como acontece com as partidas no futebol masculino.
Um maior número de adeptos, cativa marcas com interesse em patrocinar equipas e eventos, federações que deslocam fundos maiores para esta modalidade e vontade dos meios televisivos e digitais em transmitir os diferentes jogos, com a certeza de que terão audiência.
Vivendo numa época de transformação, será que num futuro próximo iremos ver adeptos a vibrar com a seleção feminina de futebol, como acontece atualmente com a masculina? Esperemos para ver.
Fonte: Besoccer