Angola e Namíbia se enfrentaram neste sábado, no Estádio da Paz, pelas oitavas de final da Copa Africana das Nações. Em uma goleada, a Seleção Angolana venceu por 3 a 0, com dois gols de Gelson Dalas e um de Mabululu. Apesar do placar, a Namíbia lutou até o fim para tentar virar o jogo. Um grande duelo de gigantes, na busca pela vitória.
O Estádio da Paz não estava repleto de torcedores, mas apesar disso era possível escutar os cânticos e gritos que impulsionaram os jogadores em campo. A partida começou com uma disputa acirrada entre as duas equipes. Namíbia e Angola não estavam para brincadeira e fizeram várias tentativas de um primeiro gol, logo no início.
Aos 14 minutos do primeiro tempo, o primeiro cartão amarelo foi dado ao jogador da Namíbia, Haukongo. Aos 16, o goleiro angolano Neblú defendeu, fora da área, uma bola com as mãos e recebeu o primeiro cartão vermelho da partida. Foi assim que uma muralha chamada Dominique assumiu a frente do gol da seleção angolana. Com defesas majestosas, o goleiro seguiu até o fim da disputa, dificultando a vida da seleção da Namíbia.
O treinador Collin Benjamin resolveu fazer mudanças na equipe, substituindo Tjiueza pelo jogador Limbondi. Parece que não foi uma boa estratégia, já que alguns minutos mais tarde, Gelson Dala marcaria um golaço para a selação de Angola.
O desespero tomou conta da seleção da Namíbia. Em uma falta duríssima, o jogador Haukongo recebeu seu segundo cartão amarelo, seguido pelo vermelho e foi expulso do jogo.
Dois minutos mais tarde, aos 39 do primeiro tempo, o craque Gelson Dala marcou seu segundo golaço na disputa. Terminou o primeiro tempo, após os seis minutos de acréscimo concedidos.
A segunda etapa do jogo começou, com uma Namíbia lutando com todas as forças para virar o placar. Para infelicidade deles, Dominique seguia invencível no gol angolano. Mais substituições na seleção de Namíbia: saem Katua e Amutenya e entram Shitembi e Gebhardt. Cinco minutos mais tarde, outro cartão amarelo para a equipe, dessa vez para o jogador Limbondi.
Foi quando aos 21 minutos do segundo tempo, Mabululu deixou sua marca, fazendo o terceiro gol angolano.
Namíbia realizou mais uma substituição, que pouco adiantou. Estava decretado que o dia era deles. Dia dos gigantes angolanos brilharem!
Angola fez duas substituições para poupar seus jogadores. O técnico português Pedro Gonçalves, retirou suas estrelas de campo. Os autores dos gols da partida seguiram para um merecido descanso.
Sem chance de recuperação, mas lutando bravamente até o fim, a Namíbia perdeu o jogo por 3 a 0, sendo desclassificada da competição.
A Angola entrará em campo pelas quartas de final da CAN com o vencedor da disputa entre Nigéria e Camarões.
Muita sorte e disposição às equipes que se enfrentarão nas próximas etapas!
Parabéns a Angola e Namíbia pelo lindo show em campo, hoje!
Fonte: Besoccer