Seleção angolana venceu a Namíbia por 3-0 nos oitavos de final da Taça das Nações Africanas
A seleção angolana é a primeira a chegar aos quartos de final da Can 2023, após ter batido a Namíbia por 3-0. A equipa, treinada pelo português Pedro Gonçalves, fez história ao vencer pela primeira vez um encontro numa fase a eliminar da Taça das Nações Africanas.
A primeira parte começou de forma muito disputada, com ambas as equipas a tentarem furar as defesas adversárias, mas foi a seleção angolana a experienciar o primeiro dissabor: aos 14 minutos, Neblú defende com as mãos fora da área e vê o cartão vermelho direto. Reduzidos a dez, os palancas negras não baixaram os braços e acabaram recompensados, quando, aos 38 minutos, Gelson Dala coloca os angolanos em vantagem no marcador após assistência de Fredy. Seguiu-se um verdadeiro rodopio de acontecimentos: dois minutos depois, Haukongo viu o segundo amarelo e respetivo vermelho, deixando as equipas em igualdade numérica, e, no seguimento da infração, Fredy cruzou para a área e Gelson bisou, desta vez de cabeça. Resiliência e força de vontade a mudarem o rumo deste encontro, com Angola a sorrir e a escrever entre linhas a crónica do jogo.
O segundo tempo começou com a Namíbia a dominar os primeiros minutos, a tentar correr atrás do prejuízo, mas sem sucesso. A equipa treinada por Collin Benjamin pareceu sempre a mais perigosa, mas, aos 66 minutos, Angola contrariou a tendência do segundo tempo e, numa grande jogada de contra-ataque, Gelson Dalas assistiu Mabululu para o golo da tarde, fixando o resultado em 3-0.
Com esta vitória, Angola segue em frente e mantém viva a esperança de chegar, pela primeira vez, às meias-finais da competição. Antes, terá de passar ou pela Nigéria ou pelos Camarões nos quartos de final.
84′ – Angola volta a mexer: saem Mabululu e Gelson Dala, entram Bela e Luvumbo.
70′ – Também a Namíbia a mexer na equipa, a fazer entrar Kambato para o lugar de Muzeu.
70′ – Angola a mexer na equipa: saem Fredy e Gilberto, entram Zini e Keliano.
Angola cada vez mais perto de vencer pela primeira vez um jogo numa fase a eliminar da CAN!
66′ – Golaço de Mabululu! Grande contra-ataque da seleção angolana, com Gelson Dala a assistir Mabululu que marcou um tentocandidato a melhor golo da competição!
63′ – Cartão amarelo para Limbondi após ter travado um contra-ataque angolano perigoso.
60′ – Dupla substituição na equipa da Namíbia, saem Katua e Amutenya, entram Shitembi e Gebhardt.
55′ – A perder por duas bolas e a ter de correr atrás do prejuízo, a Namíbia vai dominando por esta altura o segundo tempo, com os primeiros dez minutos a pertencerem-lhe por completo.
48′ – Que perigo! Namíbia é a primeira equipa a criar perigo na segunda parte! Remate de Shalulile a sair ligeiramente por cima da baliza angolana.
A segunda parte está prestes a começar. Será que, no que toca a reviravoltas, vai estar à altura do primeiro tempo?
41′ – Incrível! Quem diria! Golo da seleção angolana, Gelson Dala a bisar! Cruzamento de Fredy para a área, na marcação de uma bola parada, e Gelson a subir nas alturas e a fuzilar, de cabeça, a baliza de Kazapua! Resiliência e força de vontade a mudarem o rumo deste encontro , com Angola a sorrir enquanto escreve entre linhas a crónica deste jogo!
41′ – Segundo amarelo para Haukongo, e respetivo vermelho! No espaço de três minutos, Angola põe-se em vantagem no marcador e a Namíbia vê-se reduzida a dez, equilibrando a partida. Temos jogo!
38′ – É dos Palancas Negras! É golo de Gelson Dalas! Grande jogada da equipa angolana, com um passe em ruptura a desmontar a defesa da Namíbia, cruzamento para a área e Dalas só teve de encostar! Vamos Angola!
31′ – Pausa para as equipas se refrescarem. Embora em inferioridade, Angola tem conseguido reagir e está, apesar das circunstâncias, muito bem no jogo.
26′ – Que perigo! Ataque angolano pelo flanco esquerdo, com Gelson Dala a cruzar para a área e Mabululu a rematar, mas a bola é cortada e sai para canto.
23′ – A Namíbia também a mexer no jogo, com o selecionador Collin Benjamin a fazer sair Tjiueza para dar o lugar a Limbondi.
20′ – Pedro Gonçalves forçado a fazer alterações na equipa. Sai Estrela e entra o guarda-redes Andónio Dominique.
18′ – Incrível! Vermelho direto para Neblú! O guarda-redes angolano defendeu um remate perigoso de Muzeu com as mãos, fora da área, e vai mais cedo para o balneário. Angola com trabalho muito dificultado, reduzida a dez com 75 minutos para jogar!
14′ – O árbitro mostra o primeiro amarelo da partida: é para Lubeni Haukongo, que parou um contra-ataque perigoso da seleção angolana.
10′ – Nenhuma das equipas conseguiu, até ao momento, criar verdadeiro perigo. A Namíbia tem tentado alguns cruzamentos para a área mas Neblú, guarda-redes angolano, tem estado atento e agarrado todas as bolas que pairam no seu espaço. Por outro lado, Angola tem atacado sobretudo pelo flanco esquerdo, mas o último passe não esté a sair bem.
5′ – Primeiros cinco minutos muito disputados de parte a parte. Angola entrou bem no jogo, à procura do golo.
O jogo está prestes a começar! Junte-se a nós para acompanhar o pontapé de arranque dos oitavos de final da Taça das Nações Africanas 2023!
A Namíbia está pronta!
Onze da Namíbia: Kazapua, Kamberipa, Amutenya, Haukongo, Hanamub; Muzeu, Katua, Petrus, Hotto; Tjiueza, Shalulile.
Treinador da Namíbia: Collin Benjamin.
Onze da Angola: Adilson Cipriano; Eddie Afonso, Kialonda Gaspar, Buatu Jonathan, Corte Carneiro; Valdmiro Lameira, Manuel Cafumana, Alfredo Ribeiro, Deivi Vieira, Cristóvão Paciência, Jacinto Dala.
Treinador da Angola: Pedro Gonçalves.
Já há onzes das equipas!
Vai-se fazendo a festa antes de o jogo começar!
Boa tarde! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe Angola a Namíbia, encontro que abre os oitavos de final da CAN 2023, a decorrer na Costa do Marfim. O jogo começa às 17 horas.
A seleção angolana, treinada pelo português Pedro Gonçalves, ambiciona chegar às meias-finais pela primeira vez na história, depois de já ter batido o seu recorde de pontos na fase de grupos (7).
Esta será também a primeira vez que Angola disputará uma partida de oitavos de final da competição: os palancas já tinham disputado os quartos de final por uma vez, mas, na altura, as equipas seguiam diretamente da fase de grupos para essa fase, sendo que os ‘oitavos’ foram acrescentados devido ao alargamento da competição. Uma vitória sobre a Namíbia hoje representará a primeira vitória angolana em eliminatórias.
Fonte: A Bola