Triunfo frente a Moçambique, por 3-0. Bebé abriu o marcador com golo de livre do meio da rua. Tubarões azuis, que já tinham derrotado o Gana na primeira jornada, garantem o primeiro lugar do grupo B
Cabo Verde venceu Moçambique, por 3-0, na segunda jornada do grupo B do Campeonato Africano das Nações (CAN), e carimbou o passaporte para os oitavos de final. Os tubarões azuis, que já tinham derrotado o Gana na primeira ronda, garantem também o primeiro lugar do grupo, que conta ainda com o Egito, de Rui Vitória.
Num jogo com caras bem conhecidas de lado a lado, como Bebé, Jovane Cabral, Geny Catamo e Bruno Langa, foram os cabo-verdianos a entrar melhor e a mostrar ao que vinham. Bebé foi sempre um dos elementos que mais desequilibrou. Logo aos dois minutos teve uma grande arrancada. Ainda assim, o grande aviso do avançado do Rayo Vallecano, que passou por Portugal – vestiu as cores de emblemas como Rio Ave, Paços de Ferreira e Benfica –, antes do golo, surgiu aos 24’, num grande pontapé à barra. O aviso estava dado e, aos 32’, Bebé marcou de livre do meio da rua. O guarda-redes de Moçambique acabou por ser mal batido.
Antes do intervalo, ainda foi marcado um penálti a favor de Moçambique por falta sobre o sportinguista Geny Catamo. Após rever as imagens, o árbitro voltou atrás na decisão.
A segunda parte começou com golo de Ryan Mendes (51′), a castigar um erro de Edmilson a sair a jogar, e lesão de Bebé, que teve mesmo de ser substituído, aos 58′.
O jogo continuou na mesma toada e, aos 69’, Kevin Pina, médio do Krasnodar com passagens por Oliveirense, Anadia e Chaves, rematou de fora da área sem qualquer hipótese para Ernani.
Até ao apito final, com Cabo Verde já sem o pé no acelerador, Moçambique tentou reduzir, mas não conseguiu levar muito perigo às redes de Vozinha. Destaque para um remate fraco de Geny Catamo (90+5′).
90+5′ – Remate de Geny Catamo para defesa fácil de Vozinha.
90+1′ – Remate de Garry Rodrigues ao lado da baliza de Moçambique.
90′ – Cinco minutos de compensação.
80′ – Cabo Verde também refresca a equipa. Saem Deroy Duarte e Jamiro Monteiro para os lugares de Cuca e Kenny Rocha Santos.
78′ – Novas substituições em Moçambique. Entram Gildo e Infren para os lugares de Bruno Langa e Domingos.
76′ – Pausa para hidratação.
75′ – Dupla alteração em Cabo Verde. Saídas de Jovane Cabral e Steven Moreira e entradas de Garry Rodrigues e Gilson Benchimol.
69′ – GOLO DE CABO VERDE, 3-0! GRANDE REMATE DE KEVIN PINA!
67′ – Moçambique volta a mexer. Sai Amade e entra Shaquille.
61′ – Cartão amarelo para Jovane Cabral.
59′ – Geny Catamo remata à trave na marcação de um livre. Moçambique quase reduz.
58′ – Bebé lesiona-se e teve de ser substituído. Entrada de Willy Semedo.
51′ – GOLO DE CABO VERDE, 2-0! MARCA RYAN MENDES! Erro de Edmilson a sair a jogar e Ryan Mendes aproveita e aumenta a vantagem para os tubarões azuis.
– Começa a segunda parte! Duas mexidas em Moçambique. Saídas de Witi e Ratifo e entradas de Lau King e Dominguês.
45′ – Seis minutos de compensação.
42′ – Após recurso ao VAR, árbitro volta atrás e anula penálti! Bola para Cabo Verde.
41′ – Árbitro vai rever as imagens no VAR.
40′ – Penálti para Moçambique! Falta sobre Geny Catamo.
37′ – Remate de Witi para defesa segura de Vozinha.
32′ – GOLO DE CABO VERDE, 1-0! MARCA BEBÉ! Livre do meio da rua e Ernani acaba por ser mal batido.
30′ – Pausa para hidratação.
27′ – Remate de Jovane Cabral à figura de Ernani.
24′ – Que pontapé de Bebé! Tiro do meio da rua, na marcação de um livre, e a bola bate com estrondo na barra da baliza de Ernani!
20′ – Choque entre Vozinha e Logan Costa, após livre favorável a Moçambique. Jogadores foram assistidos e o encontro vai prosseguir.
16′ – Vozinha mete-se em trabalhos e quase perde a bola em zona proibida para Reinildo. Guarda-redes tentou driblar o defesa.
15′ – Cabeceamento de Deroy Duarte ao lado da baliza de Moçambique.
5′ – Outra vez Bebé a levar perigo às redes de Ernani.
4′ – Remate de Deroy Duarte à entrada da área para defesa do guarda-redes de Moçambique.
4′ – Jogo reatado.
3′ – Queixas de Ryan Mendes no joelho. Jogo interrompido. Choque com Bruno Langa.
2′ – Arrancada de Bebé, mas o lance perde-se e não leva perigo para a baliza de Moçambique.
Começa a partida!
– Equipas já estão no relvado e vão ouvir-se os hinos. Primeiro o de Cabo Verde e de seguida o de Moçambique.
Já há onzes e com caras bem conhecidas do futebol português de parte a parte, como Jovane Cabral, Bebé e Geny Catamo.
Onze de Cabo Verde: Vozinha; Steven Moreira, Logan Costa, Roberto Lopes e João Paulo; Deroy Duarte, Kevin e Jamiro Monteiro; Ryan Mendes, Bebé e Jovane Cabral
Suplentes: Dylan, Márcio Rosa, Cuca, Bryan Silva Teixeira, Diney, Laros Duarte, Kenny Rocha Santos, Garry Rodrigues, Dylan Tavares, Willy Semedo, Gilson Benchimol e Stopira
Onze de Moçambique: Ernani; Domingos, Mexer, Edmilson, Reinildo e Bruno Langa; Alfons Amade e Ricardo Martins Guimarães; Geny Catamo, Stanley Ratifo e Witi
Suplentes: Fazito, Ivane, Shaquille, João Bonde, Lau King, Nenê, Clésio, Domingues, Infren, Amadu, Gildo e David Malembana
Boa tarde! Cabo Verde e Moçambique defrontam-se esta sexta-feira, a partir das 14 horas, na segunda jornada do grupo B do CAN, num jogo que muito provavelmente definirá o destino final de cada equipa.
Fonte: A Bola