O legado de Leo Messi é eterno, e o astro argentino continua a demonstrá-lo, não importa quanto tempo passe. O ’10’ é considerado o melhor jogador do planeta e, mais uma vez, conquistou um prêmio individual.
Messi foi premiado com o The Best 2023 da FIFA. Ele superou, assim, na votação Erling Haaland e Kylian Mbappé, conseguindo renovar um troféu que já havia conquistado em 2022, durante a Copa do Mundo no Catar.
Sua trajetória esportiva está repleta de sucessos, tanto coletivos quanto individuais. Mesmo que a ‘Pulga’ não jogue mais na Europa e tenha se transferido para uma liga, à primeira vista, de nível inferior, como a MLS, a sua influência continua notável. Tanto que, na sua primeira temporada no Inter Miami, o argentino liderou a equipe rosa a conquistar o primeiro título de sua história, a Leagues Cup.
Em um clube jovem, como o presidido pelo ex-jogador David Beckham, Messi já faz parte da história. Ele é o 4º maior artilheiro, com 11 gols marcados em 14 jogos disputados. Além disso, também se destaca nas assistências (5).
O astro argentino também deixou sua marca no PSG. Lá, o ’10’ disputou um total de 75 partidas e marcou 32 gols, sendo peça fundamental nos sucessos dos parisienses e formando uma dupla letal com Kylian Mbappé. Na verdade, ele foi o maior assistente entre essas duas temporadas e o segundo que mais contribuía ofensivamente, atrás apenas do francês.
Seu dribles e destemor permaneceram intactos, como se o tempo não passasse para o bom Leo Messi. Ele foi o segundo que mais dribles bem-sucedidos completou, assim como um dos que mais oportunidades de gol gerava, atrás apenas de Mbappé.
No entanto, tudo isso fica à margem em comparação com sua passagem pelo Barcelona, onde viveu a maior parte de sua trajetória esportiva e se destacou como o jogador que conhecemos hoje. Messi deixou o clube azulgraná após 17 temporadas e com incríveis 778 jogos disputados e 672 gols marcados.
Não há dúvida de que ele é parte do escudo ‘culé’. Maior artilheiro da entidade, assim como o que mais jogos disputou na história . Além disso, ele registrou incríveis 265 assistências. O astro argentino também escreveu uma página dourada na LaLiga, sendo o maior artilheiro (474), assim como o maior assistente (193).
Um legado eterno
Leo Messi acumula muitos prêmios individuais que só serviram para engrandecer sua figura como jogador. Ele recebeu a Bola de Ouro em oito ocasiões, sendo a última em 2023, colocando-se no topo como o jogador que possui mais prêmios dessa natureza.
Além disso, é a terceira vez que ele conquista o prêmio The Best da FIFA desde a sua criação, desempatando assim com Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski, que possuem dois cada. A tudo isso, somam-se as seis Chuteiras de Ouro que ele conquistou.
O fim esportivo de Leo Messi está cada vez mais próximo, mas o que está claro é que o astro argentino proporcionou alegria aos torcedores, tanto os que o apoiam quanto os que não, neste belo esporte chamado futebol.
Fonte: Besoccer