Os Mambas já se encontram em Abidjan, na Costa do Marfim, país que vai acolher a fase final do Campeonato Africano de Futebol (CAN). O combinado nacional desembarcou, esta terça-feira, àquele país ido de Johanesburgo, África do Sul, onde cumpriu um estágio pré-competitivo.
É a quinta presença em fases finais do CAN. Os Mambas estão, por isso, a viver um estado de graça, que poderá ganhar outra dimensão assim que entrarem em cena na maior montra do futebol africano. O combinado nacional já respira os ares de Abidjan, capital da Costa do Marfim, onde chegaram esta terça-feira. Antes de chegarem a este país da África Ocidental, a selecção nacional testou-se em estágio, em Johanesburgo. Na porta ao lado, os Mambas estavam à busca de aprimorar todos os aspectos desde técnicos e tácticos antes de partirem para o local da competição. Durante a estadia “terra do rand”, o combinado nacional não só treinou, assim como efectuou três jogos.
Na primeira partida frente ao Jomo Cosmos, equipa que milita na terceira divisão daquele país, a selecção moçambicana venceu por expressivos e descomunais 6-1. Nessa partida Chiquinho Conde não pôde contar com todos os atletas, na medida em que alguns ainda não tinham chegado ao local do estágio. Boa estreia no capítulo dos jogos de controlo.
No segundo embate, o combinado nacional testou-se diante do Lesotho, vencendo mais uma vez, desta feita por duas bolas a uma, numa partida em que Geny Catamo foi o único ausente. A fechar o ciclo de jogos de preparação, o conjunto nacional mediu forças com o Botswana, partida que teve lugar esta segunda-feira.
O embate contra os “tswanas” terminou com um empate a uma bola. Para a essa partida todos os jogadores estiveram à disposição de Chiquinho Conde, com a inclusão do internacional moçambicano Geny Catamo, por sinal o último a juntar-se à selecção.
MAIS TREINOS EM ABIDJAN
A selecção vai continuar com o ciclo de preparação na Costa do Marfim, devendo realizar sessões de treino até ao arranque, dia 13 deste mês, do CAN. Chiquinho Conde conta com todos os jogadores clinicamente estáveis, tendo em conta que durante o estágio na África do Sul nenhum deles sofreu qualquer tipo de lesão.
Os Mambas, que estão no Grupo B, vão estrear-se na prova defrontando a poderosa selecção do Eigipto, partida agendada para dia 14 deste mês. A selecção nacional vai procurar, na presente edição do CAN, alcançar a sua primeira vitória numa fase final da competição.
Moçambique é, aliás, o único país com o pior registo em termos estatísticos no seu grupo. Das quatro selecções, os Mambas figuram como a que nunca obteve nenhuma vitória nas suas quatro presenças na prova.
Fonte:O País