MAIS dez locomotivas e 420 vagões chegam este ano ao país para reforçar a capacidade de tracção da empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
A informação foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração do CFM, Agostinho Langa Jr, que também garante que os concursos de aquisição destes meios circulantes já foram fechados em finais do ano passado.
Especificou que, do total dos vagões, 300 destinam-se ao transporte de minérios e 120 cisternas para o transporte de combustíveis.
“São investimentos estimados em cerca de 70 milhões de dólares, que esperamos realizar com o financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), mas enquanto não fechamos o acordo com esta instituição financeira estamos a avançar e, como disse, já fechámos o concurso e foram seleccionados os vencedores”, explicou.
Reiterou que a empresa está preparada para avançar com os primeiros desembolsos, enquanto se concluem as negociações com o BAD.
Questionado sobre a data da chegada dos meios ao país, Langa referiu que para as locomotivas o fabricante indiano pediu cerca de doze meses e para os vagões o construtor chinês promete entregá-los em seis meses.
“Portanto, esperamos que provavelmente em Abril ou Maio possamos receber os vagões e em Outubro ou Novembro as locomotivas”, frisou.
Fonte:Jornal Notícias