Afinal Mambas vão estagiar na África do Sul

0
77

O estágio da selecção nacional de futebol, os Mambas, será, definitivamente, na vizinha África do Sul, contrariamente ao desejo de Chiquinho Conde de realizar em Algarve, Portugal. A confirmação foi feita pelo respectivo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, que espera que os jogadores que actuam fora de portas começam a se juntar ao grupo a partir do dia 26.

“Temos informações de que alguns dos campeonatos da Europa vão interromper os jogos devido às baixas temperaturas que se fazem sentir nesta altura da época. Ouvimos sobre chuvas, neves, gelo e muito mau tempo e alguns campeonatos como da Alemanha, Bélgica e outros vão parar”, disse Feizal Sidat em entrevista ao canal desportivo da Rádio Moçambique.

Por essa razão, o estágio que se previa iniciasse a 2 ou 3 de Janeiro no Algarve, Portugal, de acordo com Chiquinho Conde, já não será na Europa, mas sim na vizinha África do Sul. É que espera-se que, com as paragens dos campeonatos em alguns países da Europa, os jogadores estejam disponíveis mais cedo do que o esperado.

“Achamos que poderíamos trazer alguns jogadores o mais breve possível, tendo em conta que não estarão mais em competição nestes dias”, prosseguiu Sidat ao RMD.

“Estamos em contactos com alguns jogadores para sabermos se terão disponibilidade de se juntarem mais cedo aos Mambas, embora tenhamos as festas do Natal, mas julgamos que até 26 ou 27 já podem se juntar ao grupo de trabalho”, continuou Feizal Sidat.

Aliás, esta confiança do presidente da Federação Moçambicana de Futebol surge da prerrogativa das normas da FIFA que prevê que as equipas libertem os jogadores com 15 dias de antecedência do arranque das provas continentais, sendo que os mesmos devem estar ao serviço da selecção nacional até 29 de Dezembro.

“Acreditamos que é possível termos os jogadores o mais cedo possível e realizarmos o nosso estágio na África do Sul”, concluiu Sidat.

Os Mambas realizaram, esta quarta-feira , o seu terceiro treino em solo pátrio já com todos jogadores que actuam internamente e que estão às ordens do seleccionador nacional, Chiquinho Conde. A estes junta-se Clésio Baúque que viu terminado o seu campeonato na Finlândia. Para esta semana estão previstas mais duas sessões de treinos matinais, esta quinta e sexta-feiras, antes do primeiro jogo de controlo diante de eSwatini, no sábado, no campo da Black Bulls, em Tchumene.

Há ainda a possibilidade dos Mambas defrontarem Lesotho no estágio que realizam antes da viagem a Costa do Marfim a 9 de Janeiro, segundo programa da Federação Moçambicana de Futebol, cinco dias antes do início da prova.

Entretanto, sabe-se que a Federação de Futebol da Costa do Marfim confirmou, na sua página das redes sociais, um jogo com os Mambas para 06 de Janeiro de 2024, um sábado, na cidade de San Pedro, no Sudoeste daquele país anfitrião da prova. Moçambique estreia-se frente ao Egipto a 14 de Janeiro e defrontando sucessivamente Cabo Verde e Gana.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!