Direcção da Casa do Futebol vai homenagear futebolistas que mais se destacaram na promoção e desenvolvimento do futebol moçambicano nos últimos 48 anos, dentre os quais algumas figuras que será a título póstumo. A primeira edição da Gala Awards da FMF é subordinado ao lema “Paixão & Glória: Celebrando os Heróis do Futebol”
É já esta quinta-feira, numa das instâncias hoteleiras da cidade de Maputo, que a Federação Moçambicana de Futebol realiza a primeira edição da Gala Awards, um evento que pretende homenagear e reconhecer os melhores desportistas, em particular futebolistas, que mais se destacaram nos últimos 48 anos.
O evento que vai decorrer sob o lema: “Paixão & Glória: Celebrando os Heróis do Futebol”, projecta premiar jogadores, treinadores, árbitros exemplares, gestores, colaboradores e parceiros que se engajaram no crescimento significativo do futebol nacional.
A tarde/noite de reconhecimento vai compreender, ainda, homenagens a título póstumo, porquanto figuras como Joaquim João (JJ), Mário Esteves Coluna e Luís de Brito serão exaltadas pelo seu enorme e inestimável contributo para o desenvolvimento do futebol.
Naquele que será um dos momentos altos da FMF Gala Awards, a selecção nacional de futebol, Mambas, vai ser homenageada pela qualificação ao Campeonato Africano das Nações, competição a realizar-se entre Janeiro e Fevereiro de 2024, na Costa do Marfim.
Ainda esta quinta-feira, mas desta feita na sede da FMF, haverá a tomada de posse da nova direcção da Comissão Nacional dos Árbitros de Futebol, que será liderada por Francisco Machel, que substitui no cargo José Norberto dos Santos.
Dos Santos não renovou o cargo por vontade própria, preferindo deixar o lugar vago, tendo a direcção da FMF, liderada por Feizal Sidat, que renovou a presidência por mais quatro anos, ido buscar um homem da arbitragem, Francisco Machel.
Francisco Machel, antigo árbitro assistente, assume a liderança deste sector para o quadriénio de 2023-2027.
Nas suas novas funções, Francisco Machel deverá contar com a colaboração de experientes árbitros, dentre eles Mateus Infante, Osvaldo de Jesus e António Massango, para além de colaborar com Arão Júnior, actual presidente da Associação Moçambicana dos Árbitros de Futebol.
A seguir à tomada de posse de Francisco Machel e a anteceder a Gala Awards, a Federação Moçambicana de Futebol vai reunir-se em assembleia-geral extraordinária que tem como pontos de agenda a discussão e aprovação do plano de actividades e orçamento para 2024.
Este instrumento revela-se de capital importância para o funcionamento do organismo que gere o futebol moçambicano, bem como para o movimento das diversas selecções nacionais que estarão em acção no próximo ano, com destaque para os Mambas, que vão disputar entre Janeiro e Fevereiro, na Costa do Marfim, o Campeonato Africano das Nações.
Fonte:O País